MercadoNotícias

Número de startups fintech quase duplicou

Em 2019, o número de startups do universo das tecnológicas financeiras quase duplicou, atingindo as 21 700 empresas. Os Estados Unidos lideram a “corrida”.

Os últimos anos testemunharam um rápido crescimento de toda a indústria das startups financeiras, denominadas fintech. Uma evolução alavancada pelo crescente uso de aplicações móveis para pagamentos digitais e por um cada vez maior interesse em soluções de tecnologia financeira. A forte tendência crescente do mercado global de fintech foi seguida pelo aumento do número de startups deste novo universo da banca. Segundo dados recolhidos pelo Finanso.se, o número de fintech quase duplicou no ano passado, havendo cerca de 21 700 empresas deste sector em todo o mundo.

Em 2018, o total de startups fintech em todo o mundo era 12 100, segundo os dados do Statista. Nesse mesmo ano, a América do Norte foi a região líder, com quase 5700 startups da área financeira. Ou seja, mais de 40% destas empresas nasceram no mercado norte-americano.

Europa, Médio Oriente e África foram as geografias que se seguiram, com quase 3600 empresas e mais de 2800 fintech foram criadas na Ásia e na região do Pacífico. Até ao final de 2018, o número de startups da área financeira aumentou ligeiramente para mais de 12 200, continuando a maior parcela a pertencer aos Estados Unidos.

No entanto, em 2019, o mercado de fintech testemunhou uma verdadeira explosão no número de empresas, crescendo quase 80%. As estatísticas mostram que a América do Norte ainda representa a região líder globalmente. A maioria dos bancos dos EUA, grupos de capital de risco corporativo e outros investidores estão a apostar fortemente em fintech devido à crescente procura por estas soluções entre os utilizadores. Nos últimos doze meses, o número de startups americanas na área financeira aumentou 50%, atingindo mais de 8700 no início de 2020.

A ascensão das fintech europeias
Mas se é verdade que os Estados Unidos são a geografia que mais fintech tem, a Europa, o Médio Oriente e a África testemunharam o crescimento mais significativo no número de startups, subindo mais de 105% e contando com quase 7400 empresas este ano. A região da Ásia e do Pacífico seguiu com quase 4800 startups em 2020.

A estimativa dos analistas é que o mercado europeu de fintech mantenha a tendência de crescimento nos anos que se avizinham, aumentando mais de 11% ano-a-ano, até 2025. Essa tendência é impulsionada pelo ambiente regulatório favorável e estável criado pela directiva de pagamento europeia PSD2, que exige que os bancos sejam mais abertos com os fornecedores de serviços de pagamento.

Além disso, os países europeus testemunharam um elevado volume de investimento de capital de risco nas empresas de tecnologia de fintech nos últimos anos. Os dados revelam que em 2017, os investimentos atingiram o valor de 12,3 mil milhões de dólares ou seja, 11,3 mil milhões de euros. Nos doze meses seguintes, esse número cresceu mais de 3,5 vezes, atingindo 43,3 mil milhões (39,9 mil milhões de euros). Em 2019, o total de investimento nas empresas europeias de fintech ultrapassou os 58 mil milhões de dólares (53,4 mil milhões de euros). Mais de 75% desse valor foi investido durante o terceiro trimestre do ano passado.