brand.IT

O impacto da impressão 3D e a sua relação com habitações acessíveis

©3DPrinthuset©3DPrinthuset

A impressão 3D é a construção de um objeto tridimensional através de uma impressora com um material especializado e de acordo com as instruções enviadas por um computador.

O modelo 3D é criado no computador e em seguida, transformado m realidade através da impressora, uma verdadeira obra de ficção científica tornada realidade.

A ideia foi concebida pela primeira vez por um britânico na década de 1970 e, durante muito tempo, principal material utilizado eram polímeros, mas isso mudou rapidamente e drasticamente nos últimos anos, permitindo atualmente o uso de diferentes materiais, nos quais se incluem metais, cerâmicas e até mesmo cimento.

Durante a maior parte da sua curta história, o principal problema que afetou a impressão 3D e que a afastou da vanguarda da inovação foi o seu custo elevado. Foi o elevado preço que impediu a adoção em massa desta tecnologia, porque simplesmente não era lucrativa o suficiente para investir.

Desde então, percorremos um longo caminho, e agora a impressão 3D está finalmente na vanguarda e pode ser a solução para problema muito importante que assola milhões de pessoas na sociedade: o direito à habitação.

O advento da impressão 3D causou uma revolução na indústria da construção, já que as casas podem agora ser construídas em menos de 24 horas a um custo de apenas 4000 USD (3700 EUR). E o melhor é que estas casas não são apenas estúdios com um quarto, mas sim habitações que podem sustentar famílias com crianças, já que o tamanho das impressoras é grande o suficiente para permitir a construção de vários quartos, uma área comum e uma cozinha.

A ICON, uma empresa de tecnologia e uma das líderes em tecnologia de impressão 3D, estabeleceu recentemente uma parceria com a instituição de caridade New Story, com o objetivo de ajudar a construir comunidades na América Latina com moradias adequadas ao clima, resistentes e sanitárias, tudo com a ajuda da sua principal impressora, Vulcan II.

A impressora Vulcan II é possivelmente uma das peças de tecnologia mais inovadoras e empolgantes do mercado. Uma impressora 3D totalmente portátil, capaz de construir casas de 20 metros quadrados em menos de 24 horas, a um custo de matérias-primas de 4000 USD. Esta impressora é totalmente portátil, pois é uma peça única e que pode facilmente ser carregada num camião, transportada e utilizada em qualquer lugar onde se pretenda imprimir uma casa.

Para além disso, é também fácil de usar, exigindo apenas um tablet para que se possa ligar à impressora e manter-se atualizado com o que está a acontecer. Em vários países em desenvolvimento tem sido utilizada como solução para a crise imobiliária, imprimindo comunidades inteiras com facilidade e fornecendo às famílias que precisam habitações com quatro paredes, privacidade e saneamento adequado.