NacionalNotícias

Koch Industries compra totalidade da Infor

A empresa é investidora da Infor desde 2017.

A norte-americana Infor, fornecedora de aplicações de negócios para a nuvem com presença em Portugal, foi comprada na sua totalidade pela Koch Equity Development LLC. Esta subsidiária de investimentos e aquisições das Koch Industries, Inc. fechou acordo para comprar a participação remanescente na Infor, pertencente a Golden Gate Capital, que estava no capital da Infor há 18 anos. No final da transacção, que deverá acontecer no primeiro semestre deste ano, a Infor tornar-se-á numa subsidiária independente da Koch Industries «e continuará a ser operada pela actual equipa de gestão da empresa, com base em Nova York», diz a Infor no comunicado enviado à imprensa. Charles Phillips deixou em Agosto o cargo de CEO, agora nas mãos do antigo CFO, Kevin Samuelson. Os valores da transaçcão não foram revelados no comunicado, mas a imprensa internacional avança com 13 mil milhões de dólares.

Além de ser um cliente corporativo essencial, a Koch – que neste momento tem uma classificação de crédito AA – é investidora da Infor desde 2017. «A Koch pretende posicionar a Infor como uma das empresas melhor capitalizadas em tecnologia. As empresas do grupo fizeram mais de 26 mil milhões de dólares em investimentos relacionados à tecnologia nos últimos seis anos, transformando um portfólio global de negócios em vários sectores», lê-se no comunicado.

«A decisão de comprar a Infor reforça a nossa estratégia de produto e foco em criar soluções inovadoras para os nossos clientes», disse Kevin Samuelson, CEO. «Como subsidiária de uma empresa com uma receita de mais de 110 mil milhões de dólares, que reinveste 90% dos ganhos em seus negócios, estaremos em uma posição única para impulsionar a transformação digital nos mercados em que actuamos. Estamos a expandir rapidamente as nossas cloudSuites específicas e a oferecer experiências e resultados para os clientes que vão muito além do padrão de software corporativo».

A Infor investiu aproximadamente quatro mil milhões de dólares no design e desenvolvimento de produtos para fornecer CloudSuites verticais e conta com mais de 68 mil clientes em todo o mundo, sobretudo em sectores como indústria, distribuição, assistência médica, sector público e retalho.

Em Portugal, o negócio da Infor é gerido pelo sales manager Paulo Rosa (na foto), que reporta a Espanha.