InternacionalNotícias

Google Cloud lança serviço de acesso remoto com segurança Zero Trust

O BeyondCorp Remote Access está disponível em modelo de subscrição.

Freepik

A Google Cloud está a disponibilizar aos clientes empresariais um serviço comercial de acesso remoto baseado nos princípio de segurança Zero Trust chamado BeyondCorp Remote Access.  O novo serviço irá permitir aos colaboradores que estão a trabalhar em casa o acesso a aplicações internas da empresa baseadas na web sem a necessidade de redes virtuais privadas (VPN).

A novidade tem por base o sistema que a Google adoptou internamente há oito anos e que está assente numa rede de arquitectura de segurança zero trust para a sua rede corporativa. A ideia é que o acesso a aplicações e serviços seja concedido com base no utilizador, identidade do dispositivo, entre outras independentemente da sua localização em relação ao perímetro da rede corporativa tradicional da empresa.  

Assim, «ao  transferir os controlos de acesso do perímetro da rede para dispositivos e utilizadores individuais, o BeyondCorp permite que funcionários, prestadores de serviços e outros utilizadores trabalhem de maneira mais segura em praticamente qualquer local sem a necessidade de uma VPN tradicional», explica a Google Cloud em comunicado.

O serviço tem um modelo de subscrição e não obriga que a organização seja já utilizadora dos serviços cloud da Google ou das ferramentas colaborativas da empresa.