Os números recentes confirmam que a preocupação global com o cibercrime, as falhas de TI e a violação de dados aumentou 2% no ano passado. A interrupção dos negócios é o segundo risco mais importante em 2020, com 37% das empresas preocupadas com esse tipo de incerteza, revelou o Allianz Risk Barometer.
Mudanças na legislação e regulamentação, como guerras e tarifas comerciais, sanções económicas, Brexit e desintegração da zona do euro ficaram em terceiro lugar na lista, seguidas por catástrofes naturais e desenvolvimento dos mercados.
A pesquisa revelou que as empresas em todo o mundo reconhecem este crime como um problema mais significativo do que a perda de reputação, desenvolvimentos macroeconómicos, riscos políticos ou mesmo falta de mão de obra qualificada.
Empresas norte-americanas são as mais preocupadas
Comparadas por mercados, as empresas americanas revelaram o nível mais significativo de preocupação com ciber incidentes, com 43% a preocuparem-se com ameaças em 2020. As empresas europeias ficaram em segundo lugar, com 38% a sentirem-se ameaçadas, falhas de TI ou violação de dados. As empresas da Ásia, Pacífico e Canadá partilham um nível de preocupação semelhante, com 37% das empresas a sentirem-se ameaçadas por incidentes cibernéticos. Apenas 27% das empresas do Oriente Médio e África consideram esta temática o principal risco comercial este ano.
Analisando pelo tamanho, a pesquisa revelou que 43% das grandes empresas preocupa-se com incidentes, o que representa uma queda de 2% em relação a 2019. O nível de preocupação entre as empresas de médio porte, por seu lado, cresceu 4% no ano passado e atingiu 36% em 2020.
Ainda assim, as ameaças não são apenas um problema para as grandes empresas. Pequenas empresas também podem ser alvo. De facto, de acordo com dados da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, 60% das pequenas empresas que são vítimas de um ataque são encerradas seis meses após a violação. Consequentemente, o nível de preocupação com os riscos entre as pequenas empresas aumentou 4% no ano passado. Actualmente, 35% das pequenas empresas em todo o mundo consideram os incidentes cibernéticos o risco comercial mais crítico em 2020.
Telco entre as mais preocupadas
As estatísticas indicam que os incidentes cibernéticos representam o risco comercial mais crítico nas telecomunicações, onde 75% das empresas se sentem ameaçadas por cibercrimes, violação de dados ou falhas de TI. Um nível tão alto de preocupação é razoável, considerando que as empresas de telecomunicações representam um alvo significativo para ataques já que são entidades que constroem, controlam e operam infra-estruturas críticas amplamente usadas para comunicar e recolher grandes quantidades de dados confidenciais.
O mercado de tecnologia ficou em segundo lugar, com 57% das empresas preocupadas com o risco cibernético. Os serviços financeiros e profissionais representam 46% das empresas que consideram este tipo de crime como o risco comercial mais proeminente em 2020, seguido pelo sector da indústria da aviação. Quase 40% das instituições governamentais em todo o mundo partilham as mesmas preocupações.