Apesar da HP ter recusado a oferta, a Xerox não desiste de continuar a tentar comprá-la. No mais recente episódio desta “guerra”, a Xerox decidiu subir a oferta por cada acção da Hewlett-Packard de 22 para 24 dólares, o que corresponde a 34 mil milhões de dólares no total.
A Xerox diz também que vai oficializar a oferta a 2 de Março, o que lhe dará algum tempo para tentar convencer os principais accionistas a vender. No entanto, a empresa disse que já falou com alguns dos mais importantes accionistas da HP e que esta nova oferta pode ser determinante para conseguir fechar o negócio. Mas, dada a relutância da HP em ser adquirida, mesmo com uma maior oferta, a compra pode não ir avante.
Esta situação arrasta-se desde o outono passado quando a Xerox fez uma oferta pelo controlo da HP que foi recusada pelo conselho de administração da HP.
Na carta de rejeição de Novembro, a Hewlett Packard deixou claro que não estava interessada de todo numa aquisição por outra empresa:
“Reiteramos que rejeitamos a proposta da Xerox porque desvaloriza significativamente a HP. Adicionalmente, existem muitas condicionantes e incertezas. Em particular, continua a não ser claro que a Xerox consiga encontrar financiamento para cobrir a parte monetária do negócio, o que pode resultar numa taxa de esforço muito grande em relação ao valor combinado das acções das duas empresas, mesmo se o financiamento for obtido.”
Em finais de Novembro, apesar da recusa da HP, a Xerox indicou que iria fazer a oferta aos accionistas na mesma. Mais recentemente, a Xerox afirmou que iria tentar substituir todos os membros do conselho de administração da HP que tinham rejeitado a oferta inicial por outros que fossem mais fáceis de convencer. Esta alteração será votada na reunião de accionistas que se realizará em Abril.