NacionalNotícias

NextBITT apresenta solução de field services que conjuga BIM e realidade aumentada

A componente de realidade aumentada foi desenvolvida em colaboração com a KIT-AR.

A empresa portuguesa de soluções de assets e facilities management apresentou a sua solução inovadora na área de field services que utiliza realidade aumentada (RA) e BIM (Building Information Modeling) durante o evento da Microsoft, Building the Future 2020, que decorreu em Lisboa.

O BIM é uma ferramenta avançada da Autodesk usada em modelação 3D e que possibilita uma concepção, desenho, construção e gestão de edifícios e infraestruturas mais inteligente e eficiente. Segundo Miguel Salgueiro, partner da NextBITT, a empresa foi uma das pioneira nesta área ao integrar a tecnologia numa solução de gestão de activos: «Fomos a primeira empresa em Portugal a termos este desafio e, do que temos visto, até a  nível internacional».

O responsável explicou que a novidade já está a ser usada no país «num grande edifício de um grande cliente», o qual ainda não pode divulgar,  mas que «dentro do próximo mês terão mais três clientes internacionais para a solução».

Além da inovação feita com a integração da tecnologia BIM, a nova plataforma tem também uma componente de realidade aumentada, desenvolvida em colaboração com a KIT-AR. Assim, a solução pode ser usada com o headset Hololens da Microsoft ou de outros fabricantes mas a grande disrupção é, de acordo com Miguel Salgueiro, a possibilidade «ser utilizada em qualquer smartphone através da app Android» desenvolvida pela NextBITT.

É por estes motivos que a empresa nacional não tem dúvidas sobre a diferenciação da solução do que existe no mercado. A mesma «permite ao dono do activo, desde a concepção até ao uso do edifício, ter tudo numa única plataforma aliado a indicadores de gestão sem que o gestor tenha de interromper a sua actividade para ir buscar esse dados». Por outro lado, «possibilita que um técnico entre nesta cadeia e que só com o telemóvel consiga fazer tudo e trabalhar on e offline».

O grande objectivo da empresa é mesmo que «a tecnologia que desenvolvam não seja só focada no asset management mas que acrescente valor», explicou o partner da NexBITT.

Sobre 2019, Miguel Salgueiro disse que o ano em que a empresa comemorou o seu quarto aniversário foi de «consolidação de negócio» e de «projectos maiores para grandes clientes». Sobre a estratégia para o futuro, o executivo salientou que a empresa quer « ser a referencia pela maturidade que emprega nos projectos e puxar os clientes para a inovação».