NacionalNotícias

Pestana Hotel Group implementa solução de analytics para melhorar tomada de decisão

A solução de Analytics da BI4ALL permitiu a obtenção de insights e um alinhamento do negócio com o nível operacional.

SAS

O grupo hoteleiro  internacional, que conta com 100 hotéis em 15 países distribuídos pela Europa, África e América, implementou a solução de Analytics da BI4ALL para ter insights e auxiliar à tomada de decisão.

O Pestana Hotel Group sentia dificuldades na gestão de dados e adoptou a solução da tecnológica portuguesa para  ter a informação mais agregada e estruturada e impulsionar o negócio, ao conseguir retirar máximo partido dos dados gerados e ao possibilitar que a gestão se foque mais na análise e nos resultados.

Tendo em conta o crescimento dos últimos anos, o grupo tinha o processamento de grandes quantidades de dados oriundos de múltiplas fontes independentes e cada equipa trabalhava da sua forma e produzia os seus próprios dashboards e reports, o que resultava em várias versões do mesmo conteúdo e a dificuldade em conciliar os dados e a discrepâncias.

Com a implementação da solução da BI4ALL, o Pestana Hotel Group passou a dispor de um único repositório de dados, o que lhe possibilita analisar mais informação e de forma mais rápida e ágil, conseguindo inclusive cruzar os dados oriundos das operações, das receitas ou dos diversos produtos que oferece

Neste momento,  de acordo com as empresas, a  informação está «consolidada e é actualizada diariamente em dashboards», que estão facilmente acessíveis e oferecem insights que antes não eram possíveis e um alinhamento do negócio com o nível operacional.

Verónica Soares Franco da comissão executiva do Pestana Hotel Group, explica a importância da implementação da solução de Analytics: «É possível, neste momento, cruzar dados diferentes vindo quer das operações, relativos a receitas, do restaurante e também dados de satisfação do cliente e, portanto, permite-nos também ter muita flexibilidade nas propostas e nas decisões que tomamos, de forma a tornar a experiência do cliente cada vez melhor».

José Oliveira, CEO da BI4ALL, destaca que as vantagens desta solução para o Pestana Hotel Group são «o exemplo claro de como as soluções de data analytics acrescentam valor para as organizações e são de facto uma mais valia para o sucesso do negócio».