NacionalNotícias

Priberam vai disponilizar plataforma de IA para apoio à tomada de decisões estratégicas

A tecnologia do NEOSIGHT pode ser aplicada a um conjunto alargado de sectores, incluindo as indústrias automóvel, aeronáutica e farmacêutica.

O projecto NEOSIGHT da Priberam, que visa disponibilizar ao mercado uma plataforma de inteligência artificial (IA) para apoio aos processos de monitorização tecnológica e de horizon scanning, foi aprovado pela Comissão Europeia.

A plataforma surge na sequência do INSIGHT (Horizon Scanning and Technology Intelligence), um projecto demonstrador apoiado financeiramente pelo programa Portugal 2020 e pela ANI que vai agora entrar em fase de produção.

O principal objectivo do INSIGHT foi a validação junto do mercado de uma plataforma de IA de apoio aos processos de monitorização tecnológica (technology intelligence) e de horizon scanning. Embora com finalidades diferentes, estes dois processos consistem na captura, análise, seleção e disseminação sistemática de informação para apoio à tomada de decisões estratégicas numa empresa ou organização.

A Priberam verificou a validade do projecto que vai agora originar o NEOSIGHT no contexto do sector da indústria aeronáutica através da Embraer, mas várias outras empresas da indústria automóvel, farmacêutica e de media revelaram interesse na solução.

A plataforma de monitorização inteligente da empresa nacional baseia-se em tecnologias de processamento de linguagem natural, machine learning e deep learning.

Carlos Amaral, CEO da Priberam, explica que «este processo de monitorização tem como objectivo apoiar as empresas na tomada de decisões estratégicas relativamente à adopção de novas tecnologias ou à criação de novos produtos».

Um  objectivo que é muita vezes «dificultado pelo facto de esta observação e avaliação de potenciais tecnologias ter que ser feita num âmbito muito alargado, que se estende para além do que são as fronteiras normais do sector, bem como pelo volume crescente de informação disponível na Internet», acrescenta o responsável.

A iniciativa foi uma das seleccionadas para financiamento ao abrigo da Fase 1 do Instrumento PME Horizonte 2020 – o programa de investigação e inovação da Comunidade Europeia para o período 2014-2020 para pequenas e médias empresas.

O Acelerador EIC (Instrumento PME), que faz parte do Horizonte 2020, é um programa de financiamento público que apoia a inovação de risco e a inovação criadora de mercados em pequenas empresas disruptivas que tenham um significativo potencial de crescimento e ambições globais.

A Priberam fez parte das 283 empresas que conseguiram apoio de 3299 que concorreram aos fundos europeus.