NacionalNotícias

Montepio Acredita Portugal comemora dez anos e lança programa de incubação

As inscrições para a 10ª edição do concurso estão abertas até 1 de Março de 2020.

O concurso de empreendedorismo, promovido pela associação Acredita Portugal e o Banco Montepio, que já apoiou mais de 90 mil projectos desde a sua criação, vai realizar a sua décima edição com algumas novidades.

O Montepio Acredita Portugaldestina-se a qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente da idade, nível de formação e localização no território nacional, apoiando projectos promissores com know-how especializado para o seu desenvolvimento e avaliação.

A iniciativa tem como objectivos identificar, desenvolver, premiar e potenciar o lançamento de ideias e soluções de diferentes sectores e em várias categorias, como empreendedorismo social, mobilidade (Prémio Brisa Mobilidade 2020), tecnologia (Prémio K.Tech) e inovação ligada às águas (Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia).

As inscrições já estão abertas e podem ser submetidas até dia 1 de Março de 2020, no site da Acredita Portugal.

A grande novidades deste ano é o Montepio Acredita Portugal vai ter um programa de aceleração inovador, com um período estendido de mentoria para dar uma ajuda mais especializada aos empreendedores e aumentar a probabilidade dos projectos chegarem ao mercado de forma mais sólida e com mais sucesso. O programa de aceleração será coorganizado com a CRON.STUDIO, uma empresa especializada no trabalho com startups, acelerando o seu percurso desde a ideia até um produto ready-to-market.

Além disso, haverá mais prémios do que os já habituais que visam distinguir características essenciais no contexto do empreendedorismo como a ‘ideia com mais potencial’, a ‘melhor equipa’ e a ‘maior escalabilidade’.

Fernando Amaro, director do segmento da economia social e do sector público do Banco Montepio, explica a importância do concurso: «O Montepio Acredita Portugal é um excelente veículo para potenciar o empreendedorismo. Prova da validade desta iniciativa é o facto de cumprir este ano o seu 10º aniversário, tendo já apoiado milhares de ideias ao longo do tempo. Da nossa parte, constatamos este impacto com entusiasmo, aliando-nos à Acredita Portugal de forma comprometida para dar resposta ao espírito empreendedor dos portugueses e à sua capacidade de transformação».

Uma ideia partilhada por Fernando Fraga, director de inovação da Acredita Portugal, que salienta também  a relevância da iniciativa: «O espírito empreendedor que nos levou a iniciar este projecto não só se mantém como evoluiu e se consolidou. Perante esta realidade também nós tivemos de evoluir e de nos adaptar, para endereçar as necessidades actuais dos empreendedores. Acreditamos que o desígnio a que nos propomos continua a fazer sentido e que vamos continuar a fazer a diferença em projectos à procura de uma oportunidade para chegarem ao público. Vai ser muito interessante descobrir quais são as empresas vencedores desta edição do concurso Montepio Acredita Portugal».