InternacionalNotícias

Lenovo e Intel colaboram no supercomputador Scientific Cluster-4

O VSC-4 é primeiro supercomputador na Áustria a quebrar a barreira do petaflop.

A Lenovo e Intel anunciaram uma parceria para modernizar a infraestrutura de HPC no supercomputador mais poderoso da Áustria,  o Vienna Scientific Cluster-4 (VSC-4).

Construído com servidores ThinkSystem da Lenovo com tecnologia Direct Water-Cooling de 3.ª geração e processadores Intel Xeon Scalable de 2ª geração, o VSC-4 suporta mais de 300 projectos de investigação liderados por cientistas de instituições de ensino superior da Áustria.

A tecnologia interna de refrigeração de água da Lenovo remove aproximadamente 90% do calor do sistema, reduzindo drasticamente a necessidade de refrigeração do ar pelos ventiladores, cortando os custos de energia e aumentando o desempenho.

Um cluster composto por 790 nós ThinkSystem SD650 foi implementado com 37.920 núcleos de processadores Intel Xeon Scalable, com Intel DL Boost – a tecnologia de aceleração de IA incorporada da Intel. Os servidores são conectados pelo Intel Omni-Path Architecture de 100 GB / s, uma interconexão de alta velocidade que aumenta o desempenho da aplicação, melhora o equilíbrio da carga e maximiza a escalabilidade.

O novo VSC-4 tornou-se no primeiro supercomputador na Áustria a quebrar a barreira do petaflop (PFLOP), atingindo um desempenho máximo de 3,7 PFLOPS (2,7 PFLOPS em operação contínua), conforme avaliado no benchmark Linpack. É a maior instalação de HPC do país e ocupa a 93.ª posição na lista TOP500 de novembro de 2019 dos supercomputadores mais poderosos do mundo.

O VSC é um consórcio entre cinco grandes universidades: a Universidade Técnica de Viena, a Universidade de Viena; a Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida de Viena; a Universidade de Tecnologia de Graz; e a Universidade de Innsbruck.

Tal como os antecessores, o VSC-4 irá ser utilizado para apoiar projcetos que pretendem executar análises de big data e machine learning para avançar com as investigações em diversas áreas como biotecnologia, ciências sociais e humanidades. Os projectos incluem a capacidade de prever o impacto das mudanças climáticas nos rios e áreas de inundação; ajudar as nações a prepararem-se para a mudança dos padrões climáticos; compreender como determinadas drogas reagem com proteínas no corpo humano para melhorar o desenvolvimento da medicina; e simular situações iniciais do universo após o Big Bang.

O professor Herbert Störi, líder do projeto científico Vienna Scientific Cluster, explica a importância do projecto: «O VSC-4 é quatro vezes mais poderoso que o antecessor e, com a tecnologia de refrigeração directa da Lenovo, também economizamos energia e custos. Estamos muito satisfeitos com os resultados, visto que agora tem um supercomputador de classe mundial que irá estar no coração da comunidade de investigação austríaca nos próximos anos».