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EPM é cada vez mais uma realidade nas empresas

O enterprise performance management (EPM) está a ganhar importância nas organizações e é um mercado que já vale 3,9 mil milhões de euros, de acordo com a IDC. A Milestone tem apostado nesta área de negócio e revela que é «cada vez mais uma realidade» nas empresas portuguesas, mesmo nas PME.

O mercado de EPM está em crescimento e as previsões da IDC e da Research And Markets apontam para um crescimento entre os 8 e os 10% ao ano até 2023. Esta vitalidade deve-se ao facto de este tipo de software ser cada vez mais importante para os «decisores possam tomar as melhores decisões», salienta Paulo Ferreira, manager da área de enterprise performance management da Milestone.

O responsável explica que «é cada vez mais relevante medir e controlar o desempenho das empresas, quer económico e financeiro, quer comercial e operacional». Assim, um projeto EPM, que inclui um relatório estatutário, de gestão, planeamento estratégico, orçamento, forecast e relatório de indicadores analíticos de performance, deve «ser sempre direcionado para as reais necessidades de informação dos decisores».

Além disso, ter apena um ERP não é suficiente, como revela o responsável, já que as empresas têm «desafios/alterações de natureza tecnológica, funcional, processual» e essa «informação não se encontra devidamente estruturada no ERP, motivo pelo qual é fundamental a implementação de soluções EPM».


Cloud a crescer

A cloud e as soluções SaaS são cada vez tendências no mercado de EPM. Segundo a IDC, o crescimento do mercado é assente em grande parte na cloud, com um aumento de 39,7% em relação a 2017. Este segmento já corresponde a 25,3% das implementações. Já no caso do on-premises, o aumento tem sido quase nulo (0,8%), apesar de ainda representar ¾ do mercado. Um estudo da Oracle, também de 2018, revela que 79% das empresas estão a fazer planos para migrarem os sistemas para a cloud até 2020. Em Portugal, «ainda temos grandes disparidades no que respeita ao nível tecnológico de cada organização» e por isso, «o mais comum são soluções híbridas», diz Paulo Ferreira.

PME já estão a usar software de gestão
As soluções de EPM são tipicamente software existente em grandes empresas, mas as PME já estão a implementar estas ferramentas «pelo valor que acrescenta como suporte ao processo de decisão». Paulo Ferreira refere que «com menor ou maior nível de desenvolvimento e integração, a utilização de soluções EPM é cada vez mais uma realidade, mesmo em PME.

O mesmo acontece no sector público: «Já vemos a exploração de algumas componentes de EPM como o orçamento no sector público. Na administração pública prevemos também alterações significativas com a obrigatoriedade de apresentar contas nacionais consolidadas».

Em relação às áreas com os quais mais trabalham no mercado nacional, o responsável aponta a hotelaria, os serviços postais, a indústria, o sector da energia, o sector automóvel, alimentar, distribuição e segurador.

Oracle e SAP dominam
O mercado de EPM é quase, na sua maioria, de três empresas: Oracle com 22,5%, SAP com 21,9% e IBM com 7,4% de quota de mercado, segundo a consultora IDC. A Milestone trabalha com a SAP e a parceria «nasceu logo com a criação da empresa» e tem «vindo a ser sustentadamente reforçada», diz. O gestor explica que a multinacional reconhece a consultora como «um parceiro de referência em EPM, com competências e experiência, capaz de implementar soluções de qualidade com sucesso».

As soluções EPM que a empresa disponibiliza no mercado «são essencialmente de conteúdos adaptados a cada necessidade e sector de atividade e foram desenvolvidas em diversas aplicações como SAP BPC (Business Planning and Consolidation), SAP FC (Financial Consolidation), SAP Analytics Cloud, SAP Group Reporting e SAP Disclosure Management, entre outras», esclarece Paulo Ferreira.

Experiência determinante
Já quanto ao que destaca a Milestone de outras empresas, o responsável acredita que é a experiência da sua equipa EPM (tecnológica e funcional) e o forte investimento em soluções inovadoras e adaptáveis que desenvolve internamente».

Entre os principais benefícios que as organizações podem esperar se trabalharem com a empresa, o manager da área de de enterprise performance management refere «uma redução significativa do tempo (e custo) necessário para um projecto de implementação e, simultaneamente, a incorporação das melhores práticas nos modelos a construir, previamente testadas». Além disso, Paulo Ferreira salienta que a Milestone assegura «o suporte e manutenção (preventiva e evolutiva) das soluções implementadas, independentemente de terem estado envolvidos na implementação da sua solução EPM».