InternacionalNotícias

Equinix: conectividade privada no digital edge deverá crescer mais de 50% ao ano

O estudo Global Interconnection Index mostra como as empresas estão a tirar partido da interconexão para competirem na economia digital.

O mais recente Global Interconnection Index (GXI), um estudo publicado anualmente pela Equinix que fornece diversos insights ao rastrear, medir e prever o crescimento da largura de banda de interconexão, revela que a conectividade privada no digital edge deverá crescer 51% ao ano (CAGR), atingindo uma capacidade total de largura de banda acima dos 13.300 Tbps, o equivalente a 53 zettabytes de dados por ano.

Esta largura de banda representa o suficiente para que toda a população mundial descarregasse, em simultâneo, uma temporada completa de Game of Thrones, em resolução ultra HD, em menos de um dia.

O estudo GXI também constata que a largura de banda de interconexão, a capacidade total provisionada para troca privada e directa de tráfego com um conjunto diversificado parceiros e fornecedores, em
data centers neutros, é uma componente essencial dos negócios digitais.

Assim, para competirem na economia digital, as empresas devem ser capazes de lidar com volumes e velocidades crescentes de dados, através de um número cada vez maior de clouds e ecossistemas de negócios.

O GXI Vol. 3e revela que para que as empresas consigam gerir os crescentes volumes de dados, o consumo de largura de banda de interconexão deverá crescer a uma taxa de 64% ao ano, superando outras soluções de intercâmbio de dados empresariais.

Pelo motivo acima referido, o GXI conclui que as empresas estão a expandir-se, em média, para 9 localizações, atingindo um total de 340 interconexões com clouds e parceiros de negócio.

O aumento da distância é o maior obstáculo ao desempenho nos negócios digitais e a implementação de conexões directas e privadas no digital edge impulsiona o desempenho das aplicações e melhora a experiência do utilizador.

De acordo com o estudo, as cargas de trabalho sensíveis à latência exigem hoje tempos de resposta que variam entre <60 e <20 milissegundos, forçando a infraestrutura de TI a aproximar-se dos locais onde está o consumo.

A Equinix esclarece ainda que mais de um terço dos decisores globais no sector das TI estão a usar a interconexão para aumentar a velocidade de interligação e que as empresas líderes obtêm vantagens competitivas recorrendo a uma combinação dos principais modelos de interconexão.

Desta forma, a interconexão com múltiplos provedores de rede em diversos locais é o caso de uso mais significativo em termos de largura de banda de interconexão e espera-se que este modelo cresça quatro vezes até 2022, já a interconexão com várias clouds e serviços de TI em diferentes localizações e regiões deverá aumentar treze vezes até 2022.

Por outro lado, a interconexão com parceiros de negócio digitais nas áreas dos serviços financeiros, conteúdos digitais e cadeia de fornecedores completa o cenário dos casos de uso de largura de banda de interconexão e deve aumentar cinco vezes até 2022.

Resultados por região
Quanto à distribuição geográfica, a nível global a largura de banda de interconexão global ultrapasse os 13.300 Tbps até 2022, o que representará um crescimento de 51% e um aumento de 7% em
relação à projecção do ano anterior.

Na América do Norte, o crescimento será de 46% e a liderança em termos de capacidade, contribuindo com 38% da largura de banda de interconexão total. Esta é a região com maior maturidade digital. Com um crescimento de 63%, a América Latina vai contribuir com 11% da largura de banda de interconexão global.

Na Europa, o crescimento deverá também ser de 51%, contribuindo com 22% da largura de banda de interconexão total. Este é alavancado pelos regulamentos em matéria de conformidade que estão a desbloquear o intercâmbio de dados e o crescimento da largura de banda de interconexão.

Na Ásia-Pacífico, o crescimento estimado é de 56%, superando o crescimento específico homólogo de todas as outras regiões. A área contribuirá com mais de 29% da largura de banda de interconexão global.

«A interconexão é fundamental para os negócios digitais dos nossos dias, permitindo a interligação, on-demand e em tempo real, entre as empresas e os seus colaboradores, parceiros e clientes. A interconexão está a impulsionar a transformação digital das organizações e a abrir o caminho para as tecnologias emergentes, como o 5G, AI, IoT e blockchain. O Global Interconnection Index estabeleceu a largura de banda de
interconexão como a unidade de medida ‘de facto’ para o crescimento e integração dos
negócios digitais, superando todas as outras formas de comunicação empresarial», explica Carlos Paulino, managing director da Equinix Portugal.