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Deloitte e TUPL criam oferta de automação com IA para telecomunicações

A oferta de automação para engenharia de redes de telecomunicações permite reduzir custos de operação e melhorar a experiência de cliente.

A Deloitte Portugal, através do Centro de Excelência EMEA de Engenharia de Telecomunicações (TEE) e a TUPL, empresa especializada em transformação digital, anunciaram  um acordo de colaboração tendo em vista a criação de uma oferta diferenciadora para o sector das telecomunicações que combina processos de automação de negócio e inteligência artificial.

A colaboração vai permitir ter soluções  de engenharia de telecomunicações, quer ao nível das operações como no apoio técnico junto do cliente final, automatizadas e desenvolvidas à medida de cada operador, assim como serviços de consultoria.

A oferta vai usar a TuplOS, uma solução de inteligência artificial para as telecomunicações da TUPL, e a  ferramenta de gestão de processos de negócio Business Process Tranformation (BPT) em use cases de automação de inteligência artificial.

Segundo a Deloitte, as soluções disponibilizadas ao abrigo da parceria vão ter um «impacto significativo na eficiência técnica, custos operacionais e na própria experiência de cliente» das empresas de telecomunicações, já que vão possibilitar automatização de tarefas repetitivas e recorrentes e optimizar a identificação e resposta a eventuais erros de rede ou questões de suporte.

O acordo prevê, ainda, uma cooperação mais profunda na área de analytics e a expansão para novos mercados, com a constituição de uma equipa da Deloitte TEE dedicada à inteligência artificial ao serviço das telecomunicações.

Pedro Tavares, partner da Deloitte e responsável pelo TEE, explica o objectivo do centro e da parceria: «O TEE foca-se em fornecer serviços de consultoria de engenharia de telecomunicações de excelência para os nossos clientes, e considerando a onda de digitalização actual e a chegada do 5G, a criação de uma oferta de automação baseada em AI é um passo fundamental para essa estratégia. Queremos apoiar os nossos clientes a melhorar o desempenho das suas redes, o suporte técnico e perceção do serviço de rede dos seus clientes e, finalmente, transformar os seus processos técnicos de engenharia e operações, aumentando a eficiência».