NotíciasSegurança

Sophos reforça posição no mercado MDR com aquisição da Rook Security

A Sophos anunciou a aquisição da Rook Security, empresa de serviços geridos de detecção e resposta (MDR), para dar resposta aos incidentes de «forma mais eficaz».

A Rook Security, fundada em 2008 e com sede em Indianápolis (EUA), tem uma equipa de especialistas disponível 24/7 que dá resposta a incidentes, monitoriza, investiga, analisa e resolve problemas de segurança. A empresa, recentemente adquirida pela Sophos, vai permitir «alcançar uma posição forte no mercado MDR, oferecendo uma evolução em relação ao EDR [endpoint detection and response]», explicou à businessIT, Alberto Rodas, sales engineer manager Iberia da Sophos.

O responsável destacou a importância da detecção e resposta a ameaças nos dias de hoje, em que os ataques se estão a tornar cada vez mais sofisticados e em que há uma crescente falta de talento: «O MDR está preparado para resolver o défice de competências de cibersegurança e outras limitações de recursos que temos enfrentado há algum tempo, optimizando as configurações de controlos de cibersegurança existentes».

A aposta no MDR não é nova: no início de 2019, a Sophos comprou a Dark Bytes, outra empresa que também actua nesta área e que está focada em inteligência artificial (IA), para proporcionar serviços EDR avançados. Assim, o responsável esclareceu que «com ambas as empresas no portfólio, é expectável um avanço nestes serviços, graças à grande experiência» das mesmas.

Simplificar a segurança
A estratégia da empresa inglesa vai, no entanto, manter-se com o foco na protecção das organizações, conforme explicou o sales engineer manager da Sophos: «Vamos continuar a capacitar os nossos parceiros de canal com os serviços de que precisam para responder às falhas de segurança dos clientes». Para a tal, a Sophos vai alinhar a sua «tecnologia de segurança sincronizada e o seu portfólio de produtos com os serviços da Rook Security».

Além disso, a tecnológica vai continuar a melhorar os seus sistemas de segurança, como é o caso do Intercept X e do novo mecanismo deep learning. «Isto irá permitir que qualquer tipo de organização beneficie da melhor segurança possível, independentemente do seu tamanho ou conhecimentos» já que, com as estas inovações, «os clientes não necessitam de ser especialistas para gerirem as soluções EDR, tornando-as simples e passíveis de expansão para qualquer empresa e, adicionalmente, tornando a melhor segurança acessível a qualquer pessoa, e não apenas aos especialistas de segurança».

A Sophos não adiantou mais detalhes sobre novos serviços e soluções específicas que poderão resultar da aquisição da Rook Security, nem o valor envolvido no negócio.