MercadoNotícias

Lenovo bate recorde de lucro e atinge 25% de quota de mercado de PC

Este é o oitavo trimestre consecutivo de crescimento da empresa.

Wikimedia

A receita da empresa  tem crescido consecutivamente há 8 trimestres, tendo atingindo os 11,3 mil milhões de euros no primeiro trimestre do ano fiscal 2019/2020.

Antes dos impostos, a receita duplicou comparativamente ao ano passado, crescendo 127 milhões de dólares, atingindo os 216 milhões de euros. A receita líquida também duplicou, passando dos 76,5 milhões para os 146 milhões de euros.

Os resultados positivos são liderados pelo Intelligent Devices Group (IDG). A PC and Smart Devices Group (PCSD), uma das duas unidades de negócio, permaneceu com um crescimento de receita a dois dígitos (12%), ao mesmo tempo que atingiu pela primeira vez o lucro de receitas mais elevado num primeiro trimestre de ano fiscal.

Na área de PC’s, o volume de negócio superou o mercado em mais de 13 pontos, e o grupo atingiu um recorde de quota de mercado em PC’s de 24,9%, o que significa que, um em cada quatro PC fabricados mundialmente é Lenovo.

A segunda unidade de negócios do IDG, o Mobile Business Group (MBG), registou mais um trimestre rentável, e aumentou a receita, antes dos impostos, em 90 milhões de euros.

Por sua vez, o Data Center Group (DCG) continuou, pelo oitavo trimestre consecutivo, a melhorar a sua rentabilidade numa comparação anual. A receita referente a Storage cresceu mais de 80% relativamente ao período homólogo e a Software Defined Infrastructure (SDI) continuou a aumentar numa escala a dois dígitos, comparativamente ao ano anterior.

«A receita global desceu devido a um pequeno número de grandes clientes cloud que reduziram a sua compra depois de um rápido crescimento em infraestrutura durante o último ano, e devido a uma menor receita por unidade em média, motivada pela diminuição do preço de alguns componentes», revela a empresa, em comunicado.

Yang Yuanqing, chairman e CEO da Lenovo, mostrou-se satisfeito com os resultados: «Começámos este ano fiscal de uma forma excelente. Mais uma vez, os fortes resultados alcançados neste trimestre proporcionam uma evidência clara que a transformação inteligente da Lenovo está a permitir um crescimento sustentado e rentável no mundo actual em permanente mudança».