NacionalNotícias

Huawei assina parceria com IST para apoiar formação de engenheiros de telecomunicações

A colaboração pretende contribuir para as necessidades e evolução da sociedade contemporânea.

A Huawei e o Instituto Superior Técnico (IST) assinaram um protocolo que visa apoiar a formação de estudantes de mestrado da área de engenharia de telecomunicações.

A empresa chinesa e o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (DEEC / IST) vão assim colaborar com o objectivo de acompanhar alunos no desenvolvimento das suas teses de mestrado.

No âmbito desta parceria, os estudantes vão ser integrados num ambiente de inovação e terão a oportunidade de conhecer e aprender com os profissionais da Huawei, que apoiarão os alunos na preparação das teses e na abordagem aos desafios resultantes da convergência entre a informática e as telecomunicações.

O prof. Arlindo Oliveira, presidente da instituição de ensino superior explica a importância deste acordo: «O IST é uma instituição de referência em Portugal, no que concerne à formação nas áreas de engenharia. A proximidade à realidade empresarial, em particular junto de empresas de referência que apostam em investigação & desenvolvimento, é uma mais-valia que fornecemos aos nossos alunos, que desta forma adquirem competências diferenciadoras e ajustadas às necessidades do mercado. É neste contexto que estabelecemos esta parceria com a Huawei».

Já Tony Li, CEO da Huawei em Portugal, afirmou que «a assinatura deste protocolo reforça o compromisso da empresa com o país e com a formação de jovens talentos em Portugal. Parcerias desta natureza são essenciais, uma vez que potenciam as capacidades dos estudantes e a sua preparação para o mercado de trabalho».

Com esta colaboração, as duas entidades pretendem contribuir para as necessidades e evolução da sociedade contemporânea, através do desenvolvimento de projectos numa das áreas mais importantes,  a das telecomunicações.