NacionalNotícias

Critical Software abre portas a estudantes para desenvolverem projectos tecnológicos

A Summer Innovation Week recebeu cerca de 250 candidaturas e convidou os alunos portugueses a desenvolverem seis protótipos com tecnologia de ponta.

Chegou ao fim a segunda edição da Summer Innovation Week, iniciativa promovida pela Critical Software junto dos alunos portugueses das áreas de tecnologia. Durante uma semana, 25 jovens puderam desenvolver protótipos ambiciosos usando tecnologias de ponta no Fikalab, o laboratório de inovação da multinacional portuguesa em Coimbra.

Entre os projectos desenvolvidos salienta-se a criação de um carro inteligente com sensores de obstáculos e comandos por voz, o desenvolvimento de um sistema que permite equilibrar autonomamente uma mota, um controlador de temperatura para casas inteligentes e um robô que está programado para reagir de diferentes formas consoante as imagens que são captadas através de uma câmara integrada.

Para Gonçalo Silva, representante do Fikalab, «o foco e o interesse dos jovens foram as características que sobressaíram na edição deste ano». O responsável acrescentou que  «se estes participantes forem uma representação do talento que está a crescer no país, o futuro do desenvolvimento de tecnologia made in Portugal está seguramente bem entregue».

Segundo a empresa, para os jovens, o que mais se destacou foi o ambiente prático que o laboratório proporcionou. A semana de trabalho intenso contou também com alguns momentos de descontração, como talks com alguns dos responsáveis de projectos da Critical Software e uma visita guiada pela cidade de Coimbra.

A segunda edição da Summer Innovation Week recebeu cerca de 250 candidaturas, um aumento de 25% face ao ano passado. Dado o crescente interesse por parte dos jovens portugueses nesta experiência única, os representantes do Fikalab asseguram que estão a pensar na melhor forma de acolherem mais jovens nas próximas edições.