NacionalNotícias

IP Telecom implementa solução IoT de gestão inteligente nos data centers

As soluções implementadas têm como grande objectivo aumentar a eficiência e a automatização da gestão dos sistemas e equipamentos dos data centers da IP Telecom em Portugal.

A Schneider Electric desenvolveu com a IP Telecom uma plataforma de gestão operacional para monitorização de consumos de energia e condições ambientais, bem como de gestão técnica de equipamentos de suporte para data centers.

A solução implementada nos data centers de Lisboa, Porto e Viseu da IP Telecom foi o EcoStruxure Building, plataforma de gestão técnica centralizada que permite uma gestão integrada de vários sistemas da Schneider Electric e também de outros sistemas padrão.

Esta plataforma é apoiada por três aplicações de software com funcionalidades complementares: EcoStruxure Data Center Expert, para integrar todos os sistemas TI e o EcoStruxure Power Monitoring Expert; para analisar o consumo e a qualidade da energia, bem como a plataforma EcoStruxure Building Operation; acessível a partir de qualquer local e com monitorização 24/7 dos equipamentos, permitindo o acesso a todas as informações registadas pelas duas outras soluções.

Com a instalação alargada de vários sensores IoT, a IP Telecom recebe informação em tempo real sobre o estado de todos os equipamentos (UPS, contadores de energia, unidades de climatização, entre muitos outros) e quadros elétricos, o que possibilita a realização de relatórios energéticos extremamente completos, permitindo procedimentos de manutenção preventiva e correctiva muito mais exactos e eficientes.

O principal objectivo da IP Telecom era garantir um claro aumento dos seus níveis de eficiência, através de implementação de soluções utilizando a automação e a tecnologia.  Após mais de um ano de instalação, a empresa conseguiu 5% de oupança de consumos energético, 10% de poupança de custos energéticos e reduzir a pegada de carbono em 5%.

Além disso, registou uma melhoria de 15% do rendimento, teve uma optimização de 15% nos custos de manutenção melhorar em 20% a disponibilidade de equipamentos, redução de incidentes e utilização de activos.

Alexandre Bezerra, facilities manager da IP Telecom, explica a importância da implementação das soluções de gestão inteligente: «A área da energia constitui uma trave-mestra da actividade da IP Telecom, que, para conseguir cumprir a sua missão, fortalece-se através de parcerias que lhes permitam assegurar a melhor resposta para os seus clientes e no menor período de tempo. A implementação das soluções de optimização de gestão da Schneider Electric apresenta as garantias que necessitamos para cumprir o compromisso que assumimos com todos os nossos stakeholders, nomeadamente clientes e comunidade em geral, promovendo a utilização racional dos recursos – melhorias que já se fizeram notar».

Desde a sua implementação, o sistema já foi alvo de melhorias e outras estão já planeadas nos próximos três anos, com uma aposta maior de automatização ainda mais inteligente, onde seja possível trabalhar toda a informação gerada pelos diferentes equipamentos, aplicando um segundo patamar de inteligência artificial, em particular caminhar para análises preditivas e de autoadministração de sistemas, de forma a dar uma melhor resposta sem implicar o aumento de recursos.