De Portugal para o mundo
O País começa a ter ‘fama’ de ser um óptima localização para centros de competências e, por isso, algumas tecnológicas têm, ou estão a fazer, planos para ter centros especializados: Colt Technologies, Google, Sky e Fujitsu são exemplos disso mesmo.
Ana Castro Dias, manager customer service da Michael Page (uma consultora de RH) revelou os motivos pelos quais Portugal é bastante atraente: «Os portugueses conseguem facilmente dominar vários idiomas e somos um país atractivo para várias nacionalidades, por questões de clima, segurança e estabilidade socio-económica».
A Fujitsu foi uma das empresas que apostou em Portugal e abriu o Global Delivery Centre em Janeiro de 2008. Neste momento, tem «também um pólo em Braga que foi inaugurado em Maio de 2016», lembrou José Pinto, head of Portugal Global Delivery Centre na Fujitsu.
Este centro tem «várias linhas de serviço de TIC desde service desk a consultoria SAP, passando por data analytics e data science» e emprega actualmente «1700 colaboradores de mais de sessenta nacionalidades diferentes» dos quais 70% são portugueses. O Global Delivery Centre presta apoio «a mais de 750 mil utilizadores ou dispositivos espalhados pelo globo em 22 línguas» e tem mais de «duzentos clientes».
De acordo com o responsável, o balanço da operação é «muito positivo» e, prova disso, é que a «Fujitsu tem investido muito no centro em Portugal», nomeadamente com a «expansão para Braga com criação de trezentos postos de trabalho em apenas dois anos».
José Pinto referiu também que o centro nacional «faz parte de uma rede global de oito centros que empregam mais de dez mil colaboradores» e que o «grande diferenciador de Portugal é a combinação de competências técnicas com competência linguística, como gestores de projecto ou gestores de serviços que falam neerlandês».
Diversidade
A Teleperformance opera ao nível do customer experience management e tem onze centros de contacto distribuídos por Lisboa, Grande Porto, Setúbal e Covilhã. Pedro Gonçalves, chief information officer da empresa, esclareceu que trabalham com «mais de cem empresas e organismos públicos, nacionais e internacionais nas áreas de telecomunicações, tecnologias, financeira, viagens e turismo, seguros, retalho, media e publishing, games, energia, serviços, saúde e automóvel».
No que respeita ao mercado nacional, o executivo disse que a Teleperformance Portugal tem «vindo alargar para a área mais abrangente de business services», desde há cinco anos, e que «21,5% do universo de empresas parceiras com quem trabalham são portuguesas».
O CIO acrescentou que empregam «mais de dez mil colaboradores de 84 nacionalidades» e que os «portugueses ocupam a maioria dos postos de trabalho», sem revelar números precisos.