brand.IT

ExaGrid: a escolha certa para backups mais rápidos e eficientes

A ExaGrid é uma empresa especializada em armazenamento secundário hiperconvergente de backup que tem uma abordagem única e oferece às organizações um desempenho optimizado de backup e restauro dos dados. Cees Wals, Territory Manager Iberia da ExaGrid explica os principais desafios que as empresas enfrentam nos backups e porque devem optar pela Exagrid.

Ao escolher uma solução de backup, quais os aspectos que as empresas devem ter em consideração?

Para que um backup seja eficaz, várias cópias de backups devem ser mantidas a fim de preservar o histórico da versão para eventos de corrupção, auditorias regulamentares, auditorias financeiras governamentais, assuntos legais e outras necessidades operacionais e comerciais. É comum que as organizações mantenham 12 cópias de backups semanais além de três anos de backups mensais, o que resulta na manutenção de cerca de 40 cópias de backups. Se cada backup completo for de 100 TB de dados, as 40 cópias corresponderão a 4 PB de dados que precisam de estar armazenados.

Ao escolher uma solução de backup, é importante que a solução tenha a dimensão adequada com base na frequência com que os dados são copiados e o volume de dados que necessitam de ser armazenados. É importante considerar tambbém se atecnologia que está integrada na solução é eficiente na maximização do espaço de armazenamento, já que isso reduz o preço total. As organizações usam tecnologias de desduplicação de dados para reduzir os custos do armazenamento e gerir as exigências de retenção, mas nem todas as técnicas de desduplicação são igualmente eficazes.

Quais são os maiores desafios que as organizações têm no diz respeito ao backup da sua informação?

Há muitos equívocos sobre a desduplicação de dados e tomar decisões baseadas nesses equívocos pode produzir resultados indesejáveis (e não planeados). Por exemplo, a implementação da desduplicação com a arquitetura errada pode resultar em:

  • Uso excessivo de disco e uso de até três vezes mais largura de banda para a replicação fora do local;
  • Consumo lento de armazenamento de backup devido à desduplicação de dados em linha e com uso intenso de computação, o que torna os backups muito mais lentos e aumenta a janela de backup;
  • Restauros lentos, arranques de VM e cópias em fita que podem levar horas, ou até mesmo dias, devido à reidratação dos dados desduplicados;
  • Janelas de backup que aumentam com o crescimento dos dados.

Assim, basta adicionar a desduplicação de dados a uma aplicação de software de backup ou a uma matriz de armazenamento escalável para reduzir a velocidade dos backups e restauros e forçar pesadas e contínuas atualizações. Foi por estas razões que a ExaGrid adotou uma abordagem diferente na desduplicação de dados, aproveitando os benefícios da redução do armazenamento em disco e da largura de banda WAN (bem como

dos custos associados). Além disso, resolveu os três problemas computacionais inevitáveis inerentes à desduplicação de dados: o desempenho do backup, desempenho do restauro e a escalabilidade.

As organizações devem, assim, procurar uma solução que tenha os seguintes requisitos:

  • Ingestão rápida para conseguir uma janela de backup mais curta;
  • Ter o backup mais recente numa forma não-desduplicada para restauros, arranques de VM e cópias de fita offsite rápidos;
  • Ter uma janela de backup que não aumenta à medida que os dados crescem;
  • Retenção eficiente a longo prazo de dados desduplicados com uma taxa de desduplicação de 20:1
  • Capacidade de trabalhar com uma longa lista de soluções de backup para que as organizações possam ter a combinação certa de aplicações e utilitários de backup, mantendo um único pool de armazenamento de backup;
  • Encriptação de dados em repouso executada ao nível do disco que leva apenas nanossegundos em comparação com a encriptação de software que retira os ciclos do CPU da desduplicação de dados;
  • Uso eficiente da largura de banda com mudança da menor quantidade possível de dados para fora do local a uma taxa de desduplicação de 20:1;
  • Um RPO forte para dados de DR fora do local;
  • Eliminação de pesadas atualizações de servidores e controladores;
  • Eliminação da obsolescência do hardware.

De que forma é que a abordagem da ExaGrid é diferente? O que torna as V. soluções diferenciadoras?

Com o ExaGrid, os backups não desduplicados são enviados para uma landing zone no appliance ExaGrid que retém os backups mais recentes de forma completa, o que evita penalização de recursos da desduplicação em linha. A taxa de ingestão do ExaGrid é de 432 TB/hora para um backup completo de 2 PB, o que é três vezes mais rápido que outras soluções e resulta numa janela de backup mais pequena.

Conforme os dados são enviados para a landing zone, a ExaGrid começa a desduplicação e a replicação para fora do local em paralelo dos backups recebidos. A desduplicação e replicação ocorrem nos appliances ExaGrid e somente depois os backups são enviados para o disco, garantindo backups rápidos e um forte ponto de recuperação fora do local (RPO). Essa abordagem é conhecida como “desduplicação adaptável”.

Como 95% dos restauros, 98% dos arranques das VM e 100% das cópias de fita fora do local são realizadas a partir do backup mais recente, a ExaGrid mantém o backup mais recente na landing zone na forma original e não-desduplicada para que esses pedidos possam ser feitos rapidamente e sem a necessidade de uma demorada reidratação dos dados. Todos os outros históricos/versões são armazenados num repositório desduplicado. Isto oferece o melhor dos dois mundos – restauros, cópias de fitas fora do local e arranques de VM mais rápidos, bem como armazenamento desduplicado de baixo custo. Os arranques de VM podem ser concluídos a partir da ExaGrid em minutos, em comparação com outras abordagens que podem levar horas ou até mesmo um dia inteiro.

Todos os appliances da ExaGrid têm não apenas disco, mas também poder de processamento, memória e largura de banda. Quando o sistema precisa de aumentar devido ao crescimento dos dados, appliances adicionais são ligados ao sistema existente, originando uma janela de backup com a mesma duração. Se a janela de backup é de seis horas com 40 TB, também será de seis horas com 200 TB, 400 TB, 700 TB, 1 PB, etc.

A ExaGrid tem uma variedade de modelos de appliances de vários tamanhos que podem ser combinados num único sistema escalável, o que permite às organizações comprar o que precisam quando precisam, sem ter que passar por pesadas atualizações. Além disso, appliances de qualquer idade podem ser combinados, eliminando a obsolescência do produto.

Com mais de 10 mil sistemas instalados e cerca de 350 casos de estudos de clientes, a ExaGrid demonstrou que sua abordagem de arquitetura é incomparável.

Que softwares de backup e disaster recovery são compatíveis com os appliances da ExaGrid?

A ExaGrid é compatível com mais de 25 aplicações e utilitários de proteção de dados, incluindo: Veritas NetBackup, Commvault, Oracle RMAN, IBM Spectrum Protect, Veeam Backup & Recovery, Direct SQL dumps, HYCU, Zerto, Dell EMC NetWorke, entre outros.