A Ericsson está a evoluir a sua plataforma 5G com a integração de mais soluções nas áreas de acesso a rádio e transporte e na orquestração de serviços.
A plataforma da Ericsson abrange acessos 5G e produtos de transporte, cloud core e comunicações na cloud em infraestruturas cloud, assim como gestão e orquestração, BSS digital e serviços de rede.
Estes novos complementos visão tornar a plataforma mais dinâmica e flexível, permitindo que os fornecedores de serviços desenvolvam as suas redes sem problemas, de forma pacífica e implementem a rede 5G em escala.
No novo portfólio da plataforma 5G conta com o Ericsson Spectrum Sharing, para facilitar uma evolução eficiente, flexível e suave para redes 5G.
Além disso, para garantir uma evolução tranquila para a rede do futuro, o Cloud Core com sete novos produtos que suportam o 5G isolado e o não-autónomo, bem como as gerações anteriores, para garantir a continuidade dos serviços.
A solução Dual-mode 5G Cloud Core é nativa na cloud para gestão de capacidade automatizada, operações eficientes e robustas, proporcionando também um plano de utilizador de alto desempenho para lidar com as necessidades de casos de uso 5G e inclui APIs abertas para inovação em recursos 5G, como divisão de rede e computação.
Segundo a empresa, «com as primeiras implementações 5G em áreas urbanas populacionais, o próximo passo é melhorar o desempenho 4G e construir uma cobertura 5G fora das cidades». Esta situação vai exigir uma combinação de soluções de transporte baseadas em fibra e microondas.
Desta forma, a Ericsson lançou a nova geração MINI-LINK 6200 de soluções de longo alcance prontas para 5G que atinge capacidades de até 10Gbps.
A tecnológica está também a expandir o seu portfólio de routers e fronthaul para oferecer aos fornecedores de serviços soluções flexíveis e modulares, adequadas às suas necessidades de implementação, e anunciou nove novos rádios Massive MIMO de banda dupla, tripla e alto desempenho.
O aumento da complexidade da rede está a proporcionar uma simplificação das operações para os fornecedores de serviços.
A evolução da solução Ericsson Dynamic Orchestration introduz a automação de divisão de rede, compreendendo criação, teste e implementação de fragmentos de rede, para a rápida introdução de serviços 5G.
A solução também implementa automação de circuito fechado alimentada por AI para redes híbridas (incluindo funções de rede física, virtual e baseada em contentor) num ambiente de vários fornecedores para identificar o impacto do serviço e adaptar a rede em tempo real de forma a oferecer a melhor solução e experiência ao utilizador.
«A Ericsson detém o portfólio ideal para os fornecedores de serviços mudarem hoje para a rede 5G e estamos actualmente a implementar redes comerciais 5G nos EUA, Europa, Ásia e Austrália», indicou Fredrik Jejdling, vice presidente executivo e director da área de negócio de redes da Ericsson.
O responsável relevou o objectivo dos novos lançamentos: «Estamos a desenvolver de forma contínua o nosso portfólio para facilitar a vida aos nossos clientes, permitindo que estes consigam gerir o crescimento do tráfego de dados, simplifiquem operações e garantam receitas 5G».