NacionalNotícias

Roadshow da Opensoft está de volta às universidades portuguesas

A nona edição da Opentour já começou e tem como objectivo contratar 20 engenheiros de software e programadores.

O roadshow anual da Opensoft que percorre as principais universidades portuguesas com cursos de informática, já está na estrada com o objectivo de atrair 20 talentos entre engenheiros e de software e programadores.

Anualmente, cerca de 70 por cento das contratações da tecnológica resultam desta iniciativa que visa o contacto directo com os alunos.

«O balanço das edições anteriores é extremamente positivo, já que foi no âmbito da Opentour que tivemos o primeiro contacto com muitos dos engenheiros que agora colaboram com a Opensoft», referiu Mariana Sousa, gestora de recursos humanos da Opensoft.

A Opentour deste ano teve início na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) com um workshop sobre Lightweightform, a framework open source gratuita para desenvolvimento de front-end.

Para este ano, já há participação confirmada na Semana Informática do Instituto Superior Técnico (SINFO), no FISTA (Forum of ISCTE-IUL School of Technology and Architecture), e no hackathon promovido pela FCT/UNL.

«A Opentour tem um papel essencial na apresentação da Opensoft aos alunos dos cursos de Informática, pois além de ficarem a conhecer as competências e a cultura da empresa, tentamos sempre que os temas das palestras e workshops sejam novidade para a maior parte deles, quer por partilharmos tecnologias muito recentes no mercado, quer por discutirmos soluções para problemas com os quais provavelmente ainda não se depararam», acrescentou a responsável.

Os alunos são também convidados para uma visita de job shadowing à equipa para perceberem na prática o que a tecnológica faz e como é o dia-a-dia dos vários profissionais que integram a empresa.

No caso de ainda não terem terminado o curso, outra ligação que é frequentemente estabelecida é a realização de estágios ou trabalhos de tese de mestrado, sendo comum que esses alunos, depois de obterem o diploma, integrem os quadros da Opensoft.

Mariana Sousa destacou, ainda, a importância da relação com as instituições de ensino: «A ligação ao meio académico é uma aposta com bons frutos e acreditamos que para as universidades também, já que pretendemos sempre acrescentar valor e levar a inovação até lá. Permite-nos também perceber como estão a evoluir as áreas de estudo. Por exemplo, um dos objetivos da Opentour é utilizar os workshops para apresentar tecnologias emergentes e mostrar casos práticos de utilização. Muitas vezes, quando voltamos nos anos seguintes, percebemos, com agrado, que algumas delas já estão incluídas nos currículos».