NacionalNotícias

Ábaco disponibiliza solução da PetaPilot que assegura compliance SAF-T

A Ábaco Consultores estabeleceu uma parceria estratégica com a PetaPilot e vai comercializar, em exclusivo, o produto Col.bi para o canal de clientes SAP.

A colaboração vai permitir à empresa portuguesa oferecer uma gama completa de ferramentas de gestão que irá permitir às organizações verificar se estão a cumprir todas as regularidades exigidas pela Autoridade Tributária (AT), nomeadamente quanto ao preenchimento da IES – Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal.

A lei agora implementada obriga a que a IES passe a ser pré-preenchida automaticamente através do ficheiro SAF-T de contabilidade, eliminando cerca de 2.700 campos de introdução manual. Desta forma, o SAF-T de contabilidade tem de criado, em conformidade com as regras de certificação do SVAT e obedecer à lógica das taxonomias, eliminando-se desta forma erros de ficheiro e repositório de dados.

Assim, a Ábaco estabeleceu a parceria com a PetaPilot, «com o intuito de oferecer aos seus clientes todas as ferramentas necessárias para facilitar a gestão dos seus dados», referiu, em comunicado, Nuno Figueiredo, board member da empresa.

O responsável revelou a ferramenta vai permitir que as organizações estejam em compliance: «Com a integração da solução – Col.bi, do nosso parceiro, conseguiremos proporcionar às empresas, de forma mais fácil e directa, o acesso ao seu estado financeiro, ao mesmo tempo que conseguirão garantir que não existem incongruências na informação enviada para AT».

Segundo a Ábaco, as empresas lidam com «várias plataformas, desde os ERPs, aos softwares de ponto de venda, que geram dados que podem ser perdidos alterados inadvertidamente durante os processos de integração».

Desta forma, com a solução de business intelligence, deteção de fraude e de incongruências fiscais Col.Bi é possível gerar um diagnóstico detalhado relativamente à saúde financeira, legal e fiscal das organizações, assegurando a integridade dos dados e a qualidade das informações produzidas pelos ERPs, sistemas de facturação e complementares que são reportadas à AT.

Adicionalmente, o Col.bi pode também ser usado enquanto ferramenta de gestão, auditoria e controlo nas organizações, uma vez que utiliza os mesmos dados brutos dos sistemas de informação de forma compilada e independente.

De acordo com Nuno Figueiredo, a colaboração vem aumentar a notoriedade da empresa: «Esta parceria com a PetaPilot representa a aposta estratégica que temos vindo a fazer no reforço da nossa oferta, de forma a que possamos dispor de um leque de serviços, cada vez mais diversificado e que corresponda às reais necessidades dos nossos clientes».

Já Valter Pinho, CEO da PetaPilot indicou que a empresa «enquanto fabricante de software, entrega produtos e soluções a empresas, governos, reguladores e instituições para analisarem os seus dados, tomarem melhores decisões, inferirem fraude, diminuírem risco e assegurarem conformidade».

O executivo explicou quais os métodos usados no desenvolvimento das soluções: «Usamos Big Data e tecnologias de ponta nas nossas plataformas para processar dados numa escala massiva».