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Ifthenpay prepara internacionalização com novo método de pagamento

A Ifthenpay apresentou os resultados do ano de 2018 e registou um crescimento do volume de negócios de 25% em relação ao ano anterior. Em relação a 2019, a grande aposta da empresa é a internacionalização.

A fintech conseguiu atingir um volume de negócios de mais de 1,7 milhões de euros e registou um volume de pagamentos de mais de 430 milhões de euros, o que representa um aumento de 38% em relação a 2017.

A empresa especializada na emissão e gestão de referências multibanco partilhadas tem agora 13.269 entidades aderentes, o que significa um crescimento de 18% já que no ano passado terminou com 11.232.

Além disso, reportou também um forte aumento do investimento. A Ifthenpay cresceu 216%, com um valor investido de 147 mil euros em comparação com cerca de 47 mil de 2017.

O montante foi usado, de acordo Filipe Moura, co-CEO e co-fundador da fintech no «reforço da equipa,  integração do MB Way com as referências multibanco em novas plataformas de e-commerce, no desenvolvimento de novas funcionalidades da app, na construção de um novo centro de reuniões e em publicidade».

Durante um encontro com jornalistas, em Lisboa, o responsável mostrou-se satisfeito com o exercício de 2018: «O forte crescimento alcançado pela Ifthenpay nos vários indicadores financeiros relativos ao ano de 2018 estão em linha com as nossas previsões e objectivos. O ano de 2018 foi um ano muito importante, já que além de termos celebrado o nosso 13º aniversário, foi neste exercício que alcançámos um marco histórico ao atingirmos e ultrapassámos os mil milhões de euros de valor acumulado, tornando-nos na primeira empresa do sector a consegui-lo em Portugal».

Novo método de pagamento e internacionalização 

Para 2019 a empresa prevê continuar a crescer a um bom ritmo, movimentar mais de 530 mil milhões de euros em pagamentos e aumentar o número de entidades aderentes para as 15 mil.

No entanto, a grande aposta é na «internacionalização com um método de pagamento próprio e inovador» que funciona «tanto online como offline», referiu Filipe Moura.

A empresa não quis divulgar qual vai ser esta nova forma de pagamento já que a mesma «está ainda em fase de licenciamento no Banco de Portugal».

Jorge Meneses, director de marketing da Ifthenpay revelou que ainda poderá demorar até que o serviço seja lançado: «Não temos previsões, depende de como correr o processo de licenciamento».

O co-fundador explicou porque só ao fim de treze anos decidiram dar o passo de ir para outros mercados: «Não queremos internacionalizar por internacionalizar. Tivemos uma ideia de um método de pagamento que achamos que vai ser benéfico para comerciantes e compradores e vamos avançar».

O objectivo é começar com os países da região SEPA (Área Única de Pagamentos em Euros) e «operacionalizar tudo a partir de Portugal».

A fintech portuguesa está agora à procura de parceiros na área que tenham experiência internacional, sejam eles bancos, fintechs ou outras entidades financeiras. A ideia, segundo o co-CEO, é «a obtenção de investimento nacional ou estrangeiro para alavancar a internacionalização».