InternacionalNotícias

Konica Minolta investe em robótica e IA aplicada ao sector da saúde

A  Konica Minolta desenvolveu um estudo com robots e inteligância artificial (IA) no hospital Casa Sollievo della Sofferenza para suporte na área da saúde.

A empresa em colaboração com o Instituto de Investigação Científica Italiano (IIT) desenvolveu um projecto que visa o estudo da introdução da robótica de suporte na área de saúde

A iniciativa tem como objectivo optimizar o tempo dos profissionais de saúde através da utilização de robots que podem «ajudar os doentes, apoiar os trabalhos de enfermagem e dos médicos e executar actividades de monitorização básicas» explica a Konica Minolta em comunicado.

A experiência foi realizada no hospital Casa Sollievo Sofferenza com recurso ao robot R1 do IIT e aos conhecimentos especializados em IA e robótica distribuída do Konica Minolta Laboratory Europe. Este ramo da empresa dedicado à investigação possui quatro unidades (Londres, Munique, Brno e Roma, a mais recente) que se dedicam à I&D e inovação, nomeadamente, no sector da saúde.

O R1 possui uma estrutura com 50% da sua estrutura composta por materiais plásticos e IA integrada que se inspira na aprendizagem e nas capacidades de interação humanas.

O robot é capaz de reconhecer pessoas e objectos e, como parte da colaboração com a Konica Minolta, será capaz de interagir de forma mais sofisticada com médicos e doentes, compreendendo melhor as suas actividades para responder aos seus pedidos.

Francesco Puja, investigador especialista em robótica distribuída da Konica Minolta, explica o papel da empresa nesta iniciativa: «As nossas soluções aperfeiçoam os robots com capacidades cognitivas melhoradas. O reconhecimento de actividades e objectos e a capacidade de análise de emoções e comportamentos permitem aos robots perceberem o ambiente, compreendê-lo e assumir os comportamentos adequados».