Mercado

Konica Minolta aponta inovação como factor de competitividade

A Konica Minolta é o parceiro tecnológico do Projecto AEP Link, uma iniciativa que quer promover as práticas de cooperação e ‘coopetição’ no tecido empresarial português.

A inovação é um dos elementos base para a competitividade e sustentabilidade das empresas, diz Vasco Falcão, CEO da Konica Minolta para Portugal Espanha. A estrutura portuguesa desta empresa nipónica é o parceiro tecnológico do Projecto AEP Link, que visa promover as práticas de cooperação e ‘coopetição’ no tecido empresarial português. O projecto vai actuar em três regiões de convergência do país, Centro, Norte e Alentejo, em domínios críticos de competitividade como a economia digital, inovação e investimento.

O lançamento deste projecto, dirigido a pequenas e médias empresas (PME), investidores ou facilitadores de negócios, foi feito numa conferência na sede da AEP, no Porto, no qual foram debatidos factores críticos de cooperação e competitividade que afectam as empresas.

No evento, Vasco Falcão falou na tal inovação, que no caso da Konica Minolta está facilitada dada a tradição do Japão nesta área. «Mas uma das características desta empresa é que não centra a sua inovação apenas no seu país de origem. Hoje, temos centros de inovação espalhados por todo o mundo, com as áreas de investigação e desenvolvimento a estarem mais perto dos clientes».

Aliás, na conferência, um dos conselhos dados aos presentes foi precisamente «levar o ambiente natural da inovação para perto dos mercados de actuação». Quando não é possível fazê-lo, o apoio em parceiros desta área pode «ser crucial e um factor altamente distintivo».

Para ter negócios e empresas sustentáveis, Vasco Falcão falou ainda do tema ‘pessoas’. «Já se lutou por terras. Já se lutou por matérias-primas. Neste momento, estou convencido de que lutamos por pessoas. Um elemento fundamental da nossa estratégia de sustentabilidade são as pessoas com quem trabalhamos, passando pelos parceiros».

Noção da interacção

O último aspecto mencionado pelo CEO foi a preocupação com a experiência que os clientes têm com as empresas. «É fundamental na nossa gestão ter noção do que está a ser a experiência dos clientes Konica Minolta em todos os momentos de interacção». Em Portugal, a empresa tem cerca de seis mil clientes.

O desenvolvimento do AEP Link inclui um roadshow composto por 12 eventos públicos, que se realizarão ao longo dos próximos 24 meses. O projecto contempla ainda a construção e disponibilização de um dashboard interactivo para análise da performance empresarial nas diferentes NUTS III de Portugal, assim como a realização de um diagnóstico aos factores críticos de competitividade nas PME, um diagnóstico à actividade e perfil dos investidores em Portugal e uma plataforma para registo das empresas e fomento das práticas de colaboração.

Susana Marvão
Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.