MercadoNotícias

SAP adquire Qualtrics por 7,1 milhões de euros

SAP

A SAP acaba de anunciar um acordo final para aquisição da Qualtrics International, empresa especializada em software de gestão de experiência (experience management – XM).

A Qualtrics ajuda as organizações a prosperarem na actual economia de experiência. A XM concentra-se na obtenção e na criação de valor resultante do feedback de clientes, colaboradores, produtos e marcas.

Assim, segundo as empresas «a combinação dos dados e do conhecimento de experiências da Qualtrics e dos dados operacionais da SAP permitirá que os clientes façam uma melhor gestão das suas cadeias de abastecimento, redes, colaboradores e processos essenciais. Juntas, a SAP e a Qualtrics proporcionarão uma experiência ímpar e um sistema de gestão operacional para capacitar as organizações».

Sob os termos do acordo, a SAP irá adquirir, em dinheiro, todas as acções em circulação da Qualtrics por 7,110 milhões de euros. O preço de compra inclui a compensação de incentivo a colaboradores e dinheiro no fecho do balanço de contas.

O CEO da SAP, Bill McDermott, referiu que «o anúncio de hoje é exatamente aquilo que procuramos continuamente: oportunidades de transformação. Juntas, a SAP e a Qualtrics representam um novo paradigma, semelhante às mudanças de mercado nos sistemas operativos pessoais, nos dispositivos inteligentes e nas redes sociais».

«A SAP já facilita 77% das transações do mundo. Ao combinarmos os nossos dados operacionais com os dados de experiência da Qualtrics, estaremos a acelerar o software de XM com uma solução completa e de imediata escala mundial», acrescentou.

«SAP ajudar-nos-á a crescer mais rapidamente, assim como a ampliar a nossa missão. Este acordo vem posicionar a plataforma XM em qualquer lugar, de um dia para o outro. Não poderíamos estar mais empolgados com esta união de forças, com a equipa da SAP, nesta oportunidade única de capacitar a economia de experiência», indicou Ryan Smith, CEO da Qualtrics.

A Qualtrics vai operar como uma entidade dentro do Cloud Business Group da SAP e Ryan Smith vai continuar a liderar a empresa que irá manter a sede dupla em Provo, Utah, e Seattle, Washington.

A compra está ainda sujeita às condições habituais de finalização da transação e à respetiva obtenção das autorizações reguladoras e deverá concluir-se no primeiro semestre de 2019.