NacionalNotícias

CUF escolhe solução de gestão de activos da NextBITT

A NextBITT foi selecionada para ser o fornecedor da solução de gestão de ativos da rede CUF da José de Mello Saúde.

O projecto, que deverá ficar pronto até ao final de 2018, inclui o fornecimento da solução da tecnológica em oito hospitais, um instituto e nove clínicas e a gestão de um total de cerca de 20 mil activos físicos, nalguns casos com monitorização em tempo real.

Destes activos físicos, cerca de 12 mil de infraestrutura (electricidade e iluminação; sistemas de ar condicionado; deteção e combate a incêndios, limpeza, etc.), e cerca de oito mil equipamentos de electromedicina, desde pequenos termómetros até grandes sistemas de ressonância magnética.

A tecnologia NextBITT vai gerir inspecções e operações de manutenção correctiva, manutenção preventiva e calibrações. No caso de equipamentos críticos e/ou em locais de difícil acessibilidade, serão usadas etiquetas NFC que irão interagir com equipamentos móveis.

A escolha da solução deveu-se à flexibilidade e facilidade de utilização, mantendo ao mesmo tempo uma total fiabilidade dos dados, o que é extremamente importante para o ambiente hospitalar em que será implementada.

O facto de ser uma solução baseada na nuvem e a forma como se irá integrar com o ERP (SAP) do Grupo, nomeadamente ao nível da gestão de stocks, imobilizado e gestão de workflow, foi outro ponto que pesou a favor da NextBITT, que foi escolhida em concurso com outras empresas.

Miguel Salgueiro, partner da NextBITT e responsável pela área de desenvolvimento de negócio da empresa, salientou, por seu lado, o facto de este negócio ter surgido após um «concurso muito disputado e muito exigente, que incluiu visitas a clientes e reuniões com fornecedores do cliente».