A SAP anunciou os resultados do segundo trimestre de 2018 em que o destaque foi a cloud. As receitas totais da empresa cresceram 4% e os novos contratos na nuvem aumentaram 24% tendo alcançado 421 milhões de euros.
As receitas de subscrições e de suporte na cloud aumentaram 30%, atingindo os 1,21 mil milhões de euros (IFRS) e as receitas de software foram de 996 milhões de euros, ou seja, decresceram 9%. Já a entrada de encomendas de novos contratos de cloud e de licenciamento de software cresceu 12% com uma taxa de câmbio constante.
As receitas de cloud e software cresceram 4%, alcançando os 4,94 mil milhões de euros (IFRS) e as receitas totais cresceram 4% até ao valor de 6 mil milhões de euros. O total de receitas das subscrições e de suporte na cloud junto com as receitas de suporte de software cresceram 2 pontos percentuais e representando 66% da receita total no segundo trimestre.
Em relação ao lucro operacional, a SAP conseguiu realizar 1,04 mil milhões de euros (IFRS), crescendo 13% considerando o parâmetro IFRS.
A adoção do S/4HANA cresceu para mais de 8.900 clientes, ou seja, 41% ano após ano. No segundo trimestre, foram assinados cerca de 600 contratos adicionais, dos quais 40% resultaram de novos clientes.
Já as soluções de customer experience SAP C/4HANA alcançaram um crescimento de duplo dígito alto, ano a ano, em novos contratos cloud e as receitas totais no segmento SAP Customer Experience cresceram 65% para 242 milhões de euros com taxas constantes.
«A 4ª geração de soluções empresariais avançou mais um passo com a solução C/4HANA. Juntamente com a S/4HANA, os clientes da SAP podem agora proporcionar uma verdadeira experiência personalizada para os seus clientes. Uma empresa inteligente é a solução para que sejam construídas pontes entre os silos existentes nos negócios fraturados ou para além destes, de forma a que os seus CEOs tenham uma visão única do cliente. A SAP apresenta uma estratégia muito clara, que foi validada pelos seus clientes no 2º trimestre, e está a aumentar as perspetivas de negócio como um sinal de que uma nova vaga de crescimento acaba de ser desencadeada», indicou Bill McDermott, CEO da SAP.