Os receios dos clientes
Segundo a Check Point, os clientes manifestam essencialmente dois tipos de preocupações. A primeira é como se podem proteger contra os ataques desconhecidos, uma vez que os ataques tradicionais estão a diminuir e são cada vez mais frequentes os do tipo Zero Day, altamente sofisticados. A segunda preocupação é como avançar na mobilidade e na utilização de dados pessoais e empresarias nos dispositivos móveis garantindo, ao mesmo tempo, a segurança da empresa. «Ou seja, hoje, as empresas usam um conjunto novo de soluções e aplicações para se conectarem e recorrem a um conjunto novo de dispositivos para operarem, que muitas vezes partilham o ambiente pessoal com o empresarial. Este novo vector traz inúmeros desafios e problemas de segurança para as empresas, que em nossa opinião não estão ainda a ser endereçados».
IoT Made In Portugal
Portugal tem, normalmente, um perfil early adopter em novas tecnologias e soluções nas principais áreas de actividade económica, apresentando bons índices de adopção digital. O desafio actual, dizem os analistas, é pensar e executar em escala, pelo que a integração generalizada da IoT ainda é um processo em execução. Mas já há casos de estudo.
Sede do Lidl Portugal
A sede do Lidl em Portugal apresenta, desde 2015, tecnologias de Mobilidade, Data Center e Redes Empresariais da Cisco que, diz a empresa, asseguram eficiência energética e ambiental ao garantir que as tecnologias estão conectadas e em sinergia. Assim, com uma abordagem de acesso convergente, foi potenciada a mobilidade através da infra-estrutura wireless e optimizada a capacidade da rede.
Estádio do Dragão
Em 2017, o Futebol Clube do Porto instalou na área empresarial do seu estádio uma rede Wi-Fi de alta densidade, uma solução que combina a última tecnologia wireless, software especializado e serviços profissionais optimizados, para estádios e salas onde se concentram multidões para espectáculos. Deste modo, os fãs podem usufruir de uma experiência inovadora e utilizar os seus dispositivos móveis para aceder de forma rápida, simples e fiável a diferentes aplicações concebidas para a interacção no espaço. Poderão ainda navegar na Internet e nas redes sociais durante os jogos, sem congestionar as redes telefónicas móveis, permitindo que os espectadores façam chamadas e enviem mensagens de texto durante os eventos sem perturbações.
Transportes Urbanos de Braga
A solução Smart Bus, desenvolvida em parceria pela IBM e Cisco, inclui a instalação no veículo de um router IoT da Cisco modelo IR829 que agrega todos os dados recolhidos e disponibiliza ligações LTE e Wi-Fi, sendo usada pelos Transportes Urbanos de Braga para recolher, agregar e fornecer dados em tempo real, incluindo por exemplo sensores ambientais, geolocalização, dados de manutenção e integração com o sistema de bilhética, permitindo uma maior eficiência operacional na gestão da frota, incluindo redução nas emissões, e um aumento na satisfação dos clientes.