Reportagem

IoT e soluções de mobilidade impulsionam resultados da Bosch

A Bosch está a apostar forte na inovação e garante ter abraçado por completo o conceito de ‘Indústria 4.0’. A empresa levou os jornalistas a conhecer as fábricas de Braga e Aveiro, onde aproveitou para apresentar os resultados de 2017.

A Bosch Portugal registou vendas no valor de 1,5 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 37% em relação a 2016, quando atingiu os 1,1 mil milhões. No entanto, deste valor, apenas 241 milhões de euros foram conquistados em território nacional, sendo o restante proveniente dos mercados externos. Aliás, a empresa diz ter reforçado a sua posição como «um dos maiores exportadores nacionais» com um rácio de exportação superior a 90% da sua produção, exportando para mais de cinquenta países em todo o mundo.

Em 2017, o investimento no País foi de 84 milhões de euros, utilizado especialmente na expansão das fábricas em Aveiro, Braga e Ovar e, desse montante, 25 milhões foram destinados a Investigação e Desenvolvimento (I&D).

No que diz respeito às áreas de negócio, as soluções de mobilidade tiveram um crescimento significativo em Portugal, correspondendo a 68% do volume total de vendas. Já a área de tecnologia de energia e edifícios gerou 26% do total de volume de vendas em 2017. Por fim, a área de bens de consumo representou 6% do volume total de vendas. «Todas as localizações tiveram um desenvolvimento positivo e contribuíram para a consolidação do nosso negócio no país», afirmou Javier González Pareja, presidente da Bosch em Portugal e em Espanha.

«O crescimento sólido verificado em todas as nossas unidades é sustentável e será apoiado por um aumento das nossas actividades de I&D em Aveiro, Braga e Ovar, o que contribui para a competitividade das nossas fábricas», referiu Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal. Com base nos resultados do primeiro trimestre de 2018, a empresa prevê uma estabilização da produção e dos resultados alcançados em Portugal.

Braga em destaque no ano de 2017

Carlos Ribas, que é também administrador da Bosch Car Multimedia (Braga) conduziu a visita à fábrica: «Muito do que se faz aqui é único no mundo». O responsável garantiu que a empresa quer que todos os seus produtos «estejam ligados à Internet já em 2020» sublinhou, ainda, que na Bosch «já não se fala de Internet das Coisas» mas sim d «Internet de Todas as Coisas».

No ano passado, Braga alcançou uma facturação recorde de mil milhões de euros e cresceu 49% em comparação com o ano anterior. Para este ano, os destaques passam pelo aumento da área da fábrica de 11 mil para 21 mil metros quadrados e um acréscimo de 10% no investimento em inovação.

A unidade bracarense, que possui mais de 3500 colaboradores, fabrica diversos equipamentos para o sector automóvel, nomeadamente painéis de instrumentos, sistemas de segurança, sistemas de conectividade e de entretenimento para marcas como a Rolls Royce, a Jaguar, a Audi, a VW, a Nissane a BMW, entre outras.

Na visita, foi dado ênfase à tecnologia eCall, um sistema de chamadas de emergência que, em caso de acidente, faz uma comunicação automática de emergência para pedir ajuda. A Bosch espera um aumento no fornecimento deste tipo de sistemas dado que, desde 31 de Março de 2018, este passou a ser obrigatório em todos os automóveis novos na União Europeia.