NacionalNotícias

Tecniarte implementa ERP Primavera para melhorar processos e rentabilidade

A Inovflow implementou a solução de ERP e o módulo de construção da Primavera na Tecniarte. Com a integração dos processos críticos numa única plataforma, a empresa consegue centralizar, controlar e optimizar processos, além de aumentar a eficiência e rentabilidade.

A tecnológica portuguesa focada na implementação de soluções que otimizam processos de negócio foi selecionada para implementar o ERP Primavera e o Primavera Construction na companhia de obras de construção civil e reabilitação urbana.

A Tecniarte necessitava de um ERP que agregasse todos os processos críticos ao seu negócio, nomeadamente um módulo próprio para o setor da construção, de forma a ter um controlo rigoroso do tempo de execução e dos custos.

Em comunicado, a empresa refere que a escolha recaiu no ERP e no Primavera Construction «pela sua abrangência e resposta aos requisitos exclusivos do setor» e na Inovflow pela «sua experiência e competências quer em termos de software Primavera quer em termos
de projetos anteriores bem-sucedidos na área da construção».

A implementação permitiu integrar numa plataforma única todos os processos operacionais, administrativos e financeiros críticos ao negócio, incluindo os módulos construção, logística, financeiro, imobilizado, recursos humanos e office extensions para reporting.

Já o Construction foi utilizado para garantir a gestão das obras através de fluxos automáticos de informação que simplificam os processos e aceleram as operações, desde a resposta a concursos, passando pela negociação, adjudicação, orçamentação, planeamento, execução e controlo até à análise da rentabilidade.

O projeto abarcou a criação, testes e validação contínua dos processos implementados para garantir que os mesmos vão ao encontro das necessidades da companhia e envolveu dois consultores da Inovflow e dois gestores de projeto da construtora.

A Tecnicarte indica que «conseguiu uma desmaterialização e unificação de processos»; uma «gestão, planeamento, execução e controlo integrado dos projetos e obras»; acesso à informação a partir de qualquer lugar, uma maior eficiência e rentabilidade e mais apoio à tomada de decisão.

«Estamos muito satisfeitos com a escolha que fizemos, quer em termos de software quer em termos de parceiro tecnológico. A Inovflow entendeu perfeitamente os desafios complexos que tínhamos e adotou uma atitude de consultoria desde o início, com um grande foco na forma como a tecnologia podia responder e estar totalmente alinhada com o nosso negócio. Ganhámos uma agilidade sem precedentes naforma como operamos e isso reflete-se na satisfação da equipa e dos clientes – os nossos principais focos de atenção«, refere Paula Reis, Diretora Geral da Tecniarte.