MercadoNotícias

Lenovo anuncia crescimento das receitas em 11%

A Lenovo anunciou os resultados correspondentes ao quarto trimestre de 2017/18 com receitas de 9,05 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 11%. Esta é a primeira vez que a empresa apresenta um crescimento de dois dígitos nos últimos 10 trimestres.

No quarto trimestre fiscal, os rendimentos antes de impostos da Lenovo foram de 31,5 milhões de euros, um aumento de 143% em relação ao ano anterior em que registou 12,8 milhões de euros. Já o lucro bruto foi de 1,3 mil milhões de euros, quando no mesmo período do ano anterior tinha sido de 1,2 mil milhões de euros.

A nível do ano fiscal, a receita total da empresa foi superior a 38,6 mil milhões, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. O lucro bruto foi de 5,3 mil milhões de euros mas a Lenovo apresentou um prejuízo líquido de 162 milhões de dólares devido a amortizações não monetárias.

A área de negócio de PC´s e Smart Devices (PCSD) cresceu 16% para 6,6 mil milhões no quarto trimestre, o maior aumento em quatro anos e no que diz respeito ao ano, a unidade atingiu 27,8 mil milhões de euros. As receitas da área de Data Center aumentaram 44% para 1,02 mil milhões de dólares a nível trimestral tendo atingido 3,8 mil milhões no ano. Já a área de mobile (MBG) registou receitas de 1,1 mil milhões de euros e de 6,2 mil milhões no trimestre e no ano, respectivamente.

«No último trimestre, retomámos o crescimento das receita de dois dígitos com forte melhoria da rentabilidade de ano para ano, fechando o ano fiscal com um forte impulso e provando que a Lenovo entrou numa nova fase de crescimento», disse Yang Yuanqing, chairman e CEO da Lenovo.

«A visão da Lenovo tem sido a de se tornar um líder global em transformação inteligente. Queremos concentrar-nos em ser competitivos dispositivos em smart de IoT, infraestruturas de data center e soluções verticais inteligentes e estamos bem posicionados para tirar proveito da era da IoT e da inteligência», acrescentou o executivo.

Neste último trimestre a empresa anunciou a junção das suas áreas de negócio PCSD e MBG dando lugar à criação da unidade de negócio de dispositivos inteligentes – Intelligent Devices Group (IDG).  A Lenovo considera que está unidade será a principal responsável pela inovação e crescimento do seu negócio no próximo ano fiscal.