Publicações recentes
Redes sociais:
HomeNotíciasKonica Minolta e SOPHOS mostram como as empresas podem proteger os dados

Konica Minolta e SOPHOS mostram como as empresas podem proteger os dados

A Konica Minolta organizou, em parceria com a SOPHOS, um evento direccionado para a temática da segurança e protecção de dados e que focou também o novo Regulamento Geral da Protecção de Dados (RGDP).

A apresentação começou com um enquadramento sobre as novas regras europeias que as empresas terão de respeitar já a partir do próximo dia 25 de Maio e abordou os desafios que as organizações encontram para estar em conformidade com o RGPD.

Carolina Afonso, responsável do Marketing da Konica Minolta, falou da protecção da informação e referiu que a Personal Identification Information (PII) «não é só os dados digitais mas também os físicos». É o caso, por exemplo, da impressão de um recibo de ordenado que contenha dados pessoais de um colaborador de uma empresa. Se o mesmo ficar esquecido e existirem mais pessoas com acesso a essa informação, isso pode ser um problema à luz do novo regulamento europeu.

Em relação ao RPGD e à área de printing, Paulo Sanches, OPS & Print Solutions Manager da Konica Minolta apontou que as empresas têm  dificuldade «em descobrir onde estão as PII» e que os multifuncionais são um dos pontos críticos que podem «originar fugas de informação», os chamados data breaches. Além disso, referiu que é «necessário garantir que os Managed Print Services (MPS) estão alinhados com as directrizes de segurança e protecção dos dados». Alguns dos riscos descritos pelo executivo foram «documentos não recolhidos ou abandonadas nas impressoras», «acessos não autorizados às funcionalidades de impressão e cópia» ou «documentos que ficam retidos nos discos dos equipamentos» de impressão e digitalização.

A tecnológica tem diversas soluções à disposição das organizações, independentemente do seu tamanho, que as ajudam a protegerem os seus dados e os dos clientes, como indicou Paulo Sanches. «O nosso objectivo final é o cliente estar consciencializado de que o RGDP não é só a protecção dos seus dados mas também outras áreas como o printing», acrescentou. O responsável mostrou ao grupo de jornalistas presentes como o bizhub SECURE usa uma checklist para se certificar de que todos os documentos estão seguros. Todos os multifuncionais bizhub Konica Minolta têm esta funcionalidade em que o equipamento e o disco rígido (HDD), que é encriptado, estão protegidos para garantir que a informação da empresa está segura.

João Moura, MCS Business Development Team Leader da fornecedora de soluções de TI, falou de gestão documental e fez uma demonstração do Dokoni Find, que apelidou de «Google empresarial». A plataforma organiza toda a informação pessoal e da empresa, indexando todos os repositórios de informação existentes dentro da organização e apresenta os resultados aos quais o utilizador tem autorização de acesso.  Segundo a Konica Minolta, a ferramenta «não facilita apenas a captura eficiente de informação, como também ajuda os utilizadores a encontrar e recuperar qualquer tipo de informação de forma rápida, pesquisando através de repositórios de informação, aplicações e bases de dados conectados, num único índice universal».

Por

[email protected]

Fã de tecnologia, gosta especialmente de tudo o que esteja relacionado com automóveis e mobile. Além disso é apaixonada pelo Star Wars.