MercadoNotícias

NEC lança solução que utiliza IA para otimização de redes de telecomunicações

Telecomunicações

A NEC Corporation anunciou o lançamento do seu serviço de Analítica Avançada de Desempenho para Redes de Transporte, que utiliza inteligência artificial (IA) para aumentar a eficiência do planeamento e das operações das redes das operadoras de telecomunicações, através da optimização de stocks e da manutenção dos dispositivos de rede.

A solução tem como objectivo contribuir para o uso de melhores práticas nas operadoras de telecomunicações e para a melhoria das suas operações através da análise extensiva dos dados gerados e registados pelas centenas de milhares de dispositivos de rede.

As operadoras de telecomunicações efetuam o planeamento de encomendas para os seus dispositivos de rede estimando a sua procura num período futuro de vários meses, tendo em consideração o prazo de entrega. Este novo serviço estima a necessidade de dispositivos de rede com base em previsões altamente precisas da intensidade futura do tráfego de comunicações na rede, através do recuso à IA. Segundo a NEC, esta estimativa consegue ter «uma precisão igual ou superior a 97%».

Além de permitir que os clientes optimizem os seus stocks de equipamentos de rede, o novo serviço contribui também para ajudar a resolver os desafios relacionados com a perda de pacotes, o que ocorre com cada vez maior frequência devido ao aumento de tráfego de comunicações e às mudanças no ambiente envolvente.

O serviço de Analítica Avançada de Desempenho para Redes de Transporte da NEC, que deverá estar disponível ainda este ano, usa IA para prever quais os dispositivos de rede que podem causar a perda de pacotes nos próximos dois a três meses e propõe uma ordem de prioridade para os dispositivos a manter. Isto permite que as operadoras de telecomunicações realizem manutenção preventiva com base nas encomendas estimadas de novos dispositivos de rede. A empresa refere, em comunicado, que de acordo com os testes realizados, isso «torna as operações de manutenção até 15 vezes mais eficientes».

«A NEC pretende expandir este serviço analisando as causas dos problemas e otimizando as redes através da IA, TOMS e SDN, contribuindo assim para a operação automatizada das redes avançadas da próxima era de IoT e 5G», indica Tsutomu Ikenaga, Vice Diretor Geral da Divisão de Soluções de Transporte da NEC Corporation.

A tecnológica também fornecerá vários tipos de menus para este novo serviço utilizando a Cloud NEC de Analítica Avançada com recurso a Tecnologias de Aprendizagem por Mistura Heterogénea, que é uma plataforma baseada em IA que inclui o “NEC the WISE”.