Nacional

NOS inaugura novo data center em Carnaxide

Data Center NOS Carnaxide

O novo data center da NOS, inaugurado hoje, pretende reforçar a oferta de serviços de cloud e data analytics da empresa.

Chama-se Imopolis II, fica em Carnaxide, e, segundo a operadora, trata-se de «um investimento para aumentar a capacidade actual em 50%, até ao final de 2018».

O novo data center, que se junta ao Imopolis I, ocupa uma área de cerca de mil metros quadrados, contando com uma área útil de 630 metros quadrados de salas técnicas, onde serão alojados os sistemas de computação e armazenamento de dados.

Em comunicado, a operadora refere que este data center é «numa infraestrutura de energia redundante, complementada por N+1 geradores de emergência e 2 grupos de UPS, que permitirá um consumo até 2 MW de potência».

De acordo com Jorge Graça, administrador da NOS, «o novo data center é o mais moderno e eficiente em Portugal e vai aumentar a capacidade da empresa no suporte à sua actividade e no serviço aos seus clientes empresariais, em duas áreas suportadas pelo armazenamento de dados que estão a ter um crescimento exponencial: serviços de cloud e data analytics».

Segundo informações divulgadas pela NOS, o parque da data centers da empresa é «objecto de investimento contínuo por parte da operadora, na ordem dos dez milhões de euros anuais».