Notícias

SAS Data Preparation auxilia na preparação de dados para análise

SAS Data Preparation analíticaSAS Data Preparation analítica

O SAS Data Preparation é uma aplicação interactiva e tipo self-service em tempo real, que tem como objectivo ajudar os profissionais de analítica a preparar os dados para análise.

Segundo o SAS, são gerados algo como 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias, o que coloca sérios desafios às organizações quando é preciso fazer análise.

De acordo com a empresa, o SAS Data Preparation foi desenhado tendo em conta os analistas, recorrendo ao processamento do SAS Viya, para que estes possam utilizar a informação contida nos dados e ajudar as organizações na tomada de decisão.

«O SAS Data Preparation oferece ao utilizador uma experiência intuitiva para que os analistas possam preparar, de forma rápida e eficiente, os dados para tarefas analíticas específicas e assim aliviar o IT de solicitações de ad hoc; além disso, os processos de gestão de dados gerados automaticamente podem ser depois reutilizados por outros, incluindo o IT», refere Ryan Schmiedl, vice-presidente de Gestão de Produtos do SAS.

Assim, o SAS Data Preparation possibilita o acesso, integração, visualização, filtragem e consulta de dados relacionais (incluindo o Apache Hadoop, conjuntos de dados SAS, arquivos CSV e social media). Além disso, o SAS refere ainda que, além da preparação de dado e conversão em processos repetidos e monitoráveis, permite ainda a colaboração e partilha de dados e planos de preparação entre vários utilizadores.