Notícias

PDMFC vai investir 1,2 milhões de euros em projectos europeus de investigação

inovação, projectos

A PDMFC recebeu aprovação para os três projectos europeus de investigação a que se candidatou este ano. Os projectos representam um investimento de 1,2 milhões de euros da PDMFC e arrancam já este ano.

Os três projectos europeus (SECREDAS, AfarCloud e POSITION II), ao abrigo do Programa Europeu ESCEL, contam com vários parceiros em diferentes países. No total, estes projectos traduzem-se num investimento total que ultrapassa os 120 milhões de euros.

No caso do SECREDAS, este projectos quer propor e validar uma arquitectura modular para desenvolvimento de soluções que assegurem a segurança, protecção e privacidade para os cidadãos, em sistemas de controlo e automação nas áreas de saúde e dos transportes, em particular. Este projecto é composto por 69 parceiros.

O projecto AfarCloud é composto por 60 parceiros e tem como objectivo desenvolver soluções tecnológicas para a agricultura de precisão. Este projecto, que é liderado pela Universidad Politecnica de Madrid, quer utilizar tecnologias como análise contínua de dados, veículos autónomos e ferramentas de simulação para permitir a automação na agricultura. Estas soluções vão ser testadas em ambientes reais em pelo menos três países europeus (Espanha, Finlândia e Itália).

O projecto POSITION II (liderado pela Philips Electronic, na Holanda) é composto por 60 parceiros e pretende desenvolver nanotecnologia para instrumentos médicos inteligentes, quer sejam cateteres, pílulas ou implantes, e que sejam o menos invasivos possível.

Para Luís Miguel Campos, CEO da PDMFC, «a conjunção da aprovação destes três projectos em simultâneo irá permitir à PDMFC, por um lado, alcançar um patamar de excelência tecnológica nunca antes possível e, por outro, estabelecer uma rede de parcerias com algumas das maiores empresas e centros de investigação europeus, que irá certamente abrir as portas a futuras colaborações quer comerciais quer de investigação».