A Huawei divulgou os resultados financeiros de 2018 em que conseguiu atingir vendas 94,8 mil milhões de euros, um aumento de 19,5% face ao ano anterior, e um lucro de 7,8 mil milhões de euros, uma subida de 25,1% em relação a 2017.
O relatório anual do ano passado da empresa chinesa revelou um crescimento sólido das vendas e do lucro e que a empresa investiu 13,3 mil milhões de euros em I&D, um valor que representa 14,1% das receitas com vendas.
Na área de negócio de Carrier Business, a Huawei lançou em 2018 as soluções mais recentes de 5G e SoftCOM AI, focando-se em torná-las o mais simples possível, em termos de utilização e manutenção. Em 2018, a empresa apresentou também inovações em domínios como banda larga doméstica premium e Internet das Coisas (IoT), ajudando os transportadores a aproveitar novas oportunidades de crescimento.
Na área Enterprise, a Huawei continuou a oferecer soluções de cloud, big data, inteligência artificial e IoT, assim como uma vasta gama de produtos para data-centers, all-flash storage e Wi-Fi. Em 2018, a receita da área Enterprise registou um aumento de 23,8% face a 2017.
No negócio de Cloud, a tecnológica lançou 160 serviços e 140 soluções para apoiar clientes em todo o mundo, com 40 zonas disponíveis ao longo de 23 regiões.
Já na área de consumo, a Huawei aumentou a sua quota global no mercado de smartphones e registou um aumento de vendas de 45,1% em relação ao ano anterior.
Além disso, de acordo com dados oficiais do World Intellectual Property Organization (WIPO), a empresa chinesa registou, em 2018, 5405 pedidos de patentes junto desta organização, cifrando-se no primeiro lugar entre todas as empresas do mundo.
Guo Ping, chairman rotativo da Huawei, afirmou que «através de investimento forte e consistente em inovação do 5G, em conjunto com a implantação comercial em grande escala, a Huawei está empenhada em construir as melhores ligações de rede do mundo.».
O responsável esclareceu ainda quais são os compromissos da empresa: «A Huawei continuará a cumprir de forma rigorosa todos os padrões relevantes para criar produtos seguros, confiáveis e de alta qualidade. À medida que trabalhamos para atingir este objetivo, somos bastante claros: a segurança cibernética e a proteção da privacidade do utilizador estão no topo da nossa agenda. Estamos confiantes que as empresas que escolherem trabalhar connosco serão as mais competitivas na era do 5G. E os países que escolherem trabalhar com a Huawei, conseguirão uma vantagem para a próxima onda de crescimento da economia digital».