A tecnológica divulgou o relatório anual How Google Fights Piracy que explica os programas, políticas e as tecnologias usados para combater a pirataria online.
O Google indica que investe significativamente na tecnologia, nomeadamente ‘em ferramentas e recursos que impedem a violação de direitos de autor nas suas plataformas».
Os esforços estão a dar resultado já que, segundo a empresa, a pirataria online tem vindo a diminuir em todo o mundo e os gastos com o conteúdo legítimo estão aumentar.
O relatório revela que o YouTube já pagou mais de 3 mil milhões de dólares a proprietários de direitos de autor que monetizaram a utilização do seu conteúdo noutros vídeos através do Content ID.
Além disso, o serviço de streaming deu à indústria da música, em receitas de publicidade, mais de 1,8 mil milhões de dólares no período de Outubro 2017 a Setembro 2018.
O Google refere ainda que removeu mais de 3 mil milhões de URLs da pesquisa por infracção dos direitos de autor desde o lançamento da ferramenta de submissão para os detentores dos direitos de autor e respectivos agentes.
Já o número de anúncios que não foram aprovados, em 2017, por suspeitas infracção dos direitos de autor ou que estavam ligados a sites ilícitos ultrapassou a marca dos 10 milhões.