InternacionalNacionalNotícias

Portugal e Brasil fazem acordo para promoção da indústria 4.0

O CEiiA, através da sua aceleradora 4Scale, e a ABDI vão assinar hoje um memorando de entendimento para promover a aproximação entre startups e indústria de ambos os países.

O acordo é assinado num evento promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Atlantic Hub e No Gap Ventures.

O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto tem vindo a estabelecer um conjunto de parcerias internacionais com vista ao lançamento de programas que promovam a rápida internacionalização e escalabilidade das startups que passam pela sua aceleradora 4Scale.

Um dos objetivos da visita da ABDI a Portugal é anunciar o arranque do programa Conexão Startup Indústria 4.0.

O «programa foi lançado em 2016 no Brasil, e tem conseguido eficazmente aproximar startups e grandes indústrias», revela Rodrigo Rodrigues, Coordenador de Inovação da ABDI.

«As 10 indústrias brasileiras que participaram nas edições anteriores representam, em conjunto, aproximadamente 8% do PIB industrial do Brasil e das 27 startups que participaram, 21 continuam a desenvolver projetos com essas indústrias até hoje», explica o executivo.

As inscrições para empresas da indústria portuguesa que queiram participar no programa, lançando desafios de digitalização a startups brasileiras, abrem no final de Novembro.  Já as inscrições para startups abrirão depois no início de 2019.