Nacional

AidHound vence o primeiro Montepio SocialTech

Vencedores MontepioVencedores Montepio

Integrado na conferência europeia Novas Perspectivas para a Inovação Social (CEMG), a Caixa Económica Montepio Geral lançou este ano o concurso Montepio SocialTech. A AidHound foi a startup vencedora desta competição de empreendedorismo focado na inovação social.

O Montepio SocialTech, uma iniciativa dedicada ao empreendedorismo e inovação social com base na tecnologia, escolheu a AidHound para vencedora do prémio de dez mil euros, atribuído pelo Montepio.

O projecto foi apresentado no Demo Day, onde estiveram os dez projectos finalistas, que tiveram oportunidade de apresentar o seu pitch final. As finalistas do concurso tiveram a oportunidade desenvolver os seus projectos ao longo de doze semanas de incubação, formação e aceleração no Impact HUB Lisboa.

A ideia da AidHound passa pela criação de um software que quer promover a eficiência dos trabalhos das organizações sociais, permitindo desenhar e organizar rotas de intervenção das diferentes equipas. O projecto conta ainda com a particularidade de permitir a partilha com outras organizações, designadas por ‘organizações amigas’.

A plataforma contempla uma parte de estatísticas, onde os responsáveis pelas rotas e voluntários podem fazer decisões informadas sobre as formas de abordagens. Através da análise de informação, os utilizadores podem visualizar os problemas mais comuns ou ainda identificar quem são as pessoas que ajudam, detalhando a informação em cada passo de contacto. Esta solução já é utilizada por organizações como a Comunidade Vida e Paz, Médicos do Mundo, entre outras organizações.

Além do prémio monetário, a AidHound conquistou também o prémio da aceleradora Canopy, que vai permitir à empresa estar incubada durante seis meses.

A necessidade do empreendedorismo social

Ao longo de dois dias, a conferência europeia Novas Perspectivas para a Inovação Social discutiu em que medida é que a tecnologia e o empreendedorismo podem ajudar a sociedade. Para João Lopes Raimundo, administrador da CEMG, o «empreendedorismo social tem vindo a crescer em Portugal e é um motor importante para o aumento da inclusão, justiça e prosperidade». Identificando a CEMG como «um banco da economia social e do empreendedorismo social», João Lopes Raimundo destacou a ainda a necessidade de «parcerias estratégicas e políticas de apoio ao financiamento».

«Foi neste contexto que surgiu o Montepio SocialTech, para criar pontes tecnológicas que permitam ajudar quem mais ajuda», explicou o responsável. O Montepio Social Tech conta também com a colaboração de parceiros como a Deloitte, a Fundação Calouste Gulbenkian ou a Microsoft Portugal.