Empreendedorismo

Programa de aceleração e incubação LX Circular tem inscrições abertas até dia 8 de Março

Com duração de um ano, a iniciativa vai reunir até 12 startups, nacionais ou internacionais, com soluções inovadoras que possam ser implementadas na região de Lisboa. 

Freepik

A Fábrica de Unicórnios de Lisboa e o Impact Hub Lisbon anunciaram que as candidaturas para a segunda edição do LX Circular estão abertas até 8 de Março. O programa de aceleração e incubação visa impulsionar o desenvolvimento de startups com impacto ambiental, social e económico, contribuindo para a transição circular da capital.

Com duração de um ano, a iniciativa vai reunir até 12 startups, nacionais ou internacionais, com soluções inovadoras que possam ser implementadas na região de Lisboa.

A fase de aceleração, liderada pela Fábrica de Unicórnios de Lisboa, durante a qual as startups seleccionadas vão participar num programa que decorrerá entre Março e Julho e terão acesso a acções de capacitação, mentoria e eventos de comunidade e networking. Segue-se uma componente de incubação no Impact Hub Lisbon, que oferece às equipas integração num espaço de trabalho colaborativo, usufruindo de acompanhamento personalizado, sessões de mentoria com pares do ecossistema empreendedor e oportunidades de contacto com investidores.

O programa culmina num Demo Day, onde três das startups concorrentes serão distinguidas com um prémio monetário no valor total de 20 mil euros.

Gil Azevedo, editor executivo da Fábrica de Unicórnios de Lisboa, explica a importância do projecto: «Com esta segunda edição do LX Circular, reforçamos o nosso compromisso em fomentar o empreendedorismo, cooperação e impacto social, bem como continuar a transformação de Lisboa numa cidade-modelo em inovação e sustentabilidade».

Já Francesco Rocca, Managing director do Impact Hub Lisbon, por sua vez, afirma que «acreditam que apoiar startups circulares é investir em soluções com impacto real nas cidades.» O responsável acrescenta que «o LX Circular é um exemplo de como a inovação pode transformar Lisboa num laboratório vivo de sustentabilidade».

Criado em 2025, o LX Circular é financiado pela Portugal Inovação Social, com investimento social da FAIR Foundation, e conta com o apoio estratégico da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa E-Nova.

Deixe um comentário