A Virtuleap foi uma das vencedoras do World Summit Awards (WSA) 2025, tendo-se distinguido na categoria Health & Wellbeing. A tecnológica portuguesa fará parte do grupo de 40 startups que vão agora marcar presença no WSA Global Congress, que se realiza em Maio na Áustria.
A plataforma utiliza IA, realidade virtual imersiva e gamificação para criar experiências de treino mais envolventes, personalizadas e mensuráveis com o objectivo de responder a desafios concretos associados ao declínio cognitivo.
A solução da Virtuleap destina-se sobretudo a idosos e pacientes com doenças neurológicas e conta actualmente com mais de 74 mil utilizadores registados e vários estudos clínicos em curso, posicionando-se «como uma referência emergente na área da saúde digital».
A APDC liderou o processo de selecção nacional que determinou oito finalistas e Sandra Fazenda Almeida, Directora Geral da associação explica que «o reconhecimento da Virtuleap nos World Summit Awards demonstra que a inovação tecnológica portuguesa tem capacidade para competir e vencer à escala global, sobretudo quando responde a problemas reais da sociedade com soluções baseadas em conhecimento científico e tecnológico».
Os WSA são uma iniciativa global associada às Nações Unidas que distingue anualmente projectos digitais que contribuem de forma concreta para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo uma transformação digital mais inclusiva, sustentável e centrada nas pessoas.









