A Galp e o Instituto Superior Técnico (IST) inauguraram um laboratório concebido como espaço de experimentação e prototipagem, que permite aos alunos transformar ideias em soluções reais.
O Técnico ProtoLab, que fica situado no Campus Alameda da universidade, «reforça a dimensão prática da formação em engenharia, promovendo a inovação tecnológica, o espírito empreendedor entre os estudantes e a ligação entre o meio académico e os desafios da indústria e da sociedade», revelam as organizações.
A instituição de ensino superior e a empresa têm vários projectos em conjunto, como o Técnico Fuel Cell (um protótipo de carro de competição movido a hidrogénio) ou a TLMoto (uma moto eléctrica). Rogério Colaço, presidente do IST, explica que este é «um exemplo dos bons resultados que as parceiras entre uma instituição de ensino superior e uma empresa do tecido empresarial».
Para Ana Casaca, Directora de Inovação da Galp, o Técnico ProtoLab «responde de forma concreta a esse duplo desafio: promove a inovação ao permitir que os estudantes testem ideias e acelerem a sua concretização; e reforça a colaboração entre estudantes, academia e indústria, elemento essencial para enfrentar os desafios energéticos actuais».









