A Mollie, que tem o seu centro de desenvolvimento em Portugal, anunciou a assinatura de um acordo para adquirir a empresa de pagamentos bancários GoCardless. A transação está sujeita às aprovações regulatórias e espera-se que seja finalizada no segundo semestre de 2026.
Com a fusão, a fintech quer criar um único fornecedor integrando pagamentos com cartão, métodos de pagamento locais e pagamentos bancários numa única solução e vai servir mais de 350 mil empresas.
A Mollie e a GoCardless passam assim a disponibilizar uma solução de pagamentos na Europa para grandes empresas e PME, que permite fazer a gestão de receita recorrente e tem «pagamentos bancários fiáveis juntamente com pagamentos com cartão». Isto «reduz significativamente as falhas de pagamento, diminui os custos das transações e melhora o fluxo de caixa nos modelos de subscrição».
Além disso, as plataformas SaaS e os fornecedores de software vertical que utilizam o Mollie Connect podem optar por integrar diretamente a rede de pagamentos bancários do GoCardless nos seus produtos, permitindo aos seus clientes aceitar tanto pagamentos com cartão como pagamentos bancários através de uma solução única integrada.
A integração dos produtos da GoCardless na plataforma Mollie será realizada de forma faseada, mantendo o compromisso com a continuidade do serviço e com o apoio ao cliente local para todos os utilizadores.
Koen Köppen, CEO da Mollie, explica a auisição: A missão da Mollie sempre foi tornar a gestão de dinheiro um processo descomplicado. Fomos criados com a visão de eliminar a burocracia financeira para todas as empresas. Uma abordagem baseada apenas em cartões tem as suas limitações, podendo conduzir a custos elevados, devido a falhas de pagamento e à perda de clientes. A GoCardless construiu a solução definitiva para otimizar este processo, graças à sua rede global de pagamentos bancários. Ao integrá-la na Mollie, estamos a dar um grande passo para cumprir a nossa visão e criar uma plataforma completa para um crescimento sustentável».
Já Hiroki Takeuchi, co-fundador e CEO da GoCardless, salienta que «este acordo reúne duas empresas altamente complementares, que construíram produtos de classe mundial por toda a Europa e além. Ao combinarmos a nossa experiência em pagamentos com cartão, bancários e hiperlocais num único fornecedor, podemos servir melhor os nossos clientes, acelerar o crescimento e elevar o nível da indústria. Trata-se de uma vitória para a fintech europeia e estamos confiantes de que a nova empresa será maior do que a soma das suas partes».









