Notícias

Google traz Modo IA na Pesquisa para Portugal

A novidade é resultado dos 25 anos de investimento da empresa na «integração de tecnologias de inteligência artificial para melhorar a qualidade e os recursos de pesquisa».

© Adarsh Chauhan/Unsplash

A Google anunciou que o Modo IA na Pesquisa está disponível em 36 novos idiomas e em quase 50 novos países e territórios, incluindo Portugal. A novidade chega à versão web e na app Android e iOS.

Este modo usa o modelo Gemnini 2.5 para responder às questões «em várias partes e a perguntas complementares» para satisfazer a curiosidade dos utilizadores sem necessidades de várias pesquisas.

Numa conferência de imprensa com os jornalistas europeus, Hema Badaraju (VP of Product Management for Google Search) explicou que a novidade é resultado dos 25 anos de investimento da empresa na «integração de tecnologias de IA para melhorar a qualidade e os recursos de pesquisa».

A responsável salientou ainda que o Modo IA tem «raciocínio e multimodalidade», ou seja, permite interacção através de texto, voz ou da câmara. Assim, basta escrever a pergunta, tocar no ícone do microfone e colocar a questão, tirar uma fotografia ou enviar uma imagem.

Segundo a Google, o objectivo «é mostrar uma resposta baseada em IA tanto quanto possível, mas, nos casos em que não há muita confiança, irá também dar um conjunto de resultados de pesquisa da web» e a funcionalidade será alvo de melhorias contínuas.

Na apresentação, Dan Taylor (RVP for Global Ads da Google) referiu ainda que o Modo IA na Pesquisa vai ter implicações também para os anunciantes, já que «exibe listas orgânicas de produtos e melhora a descoberta de novas marcas e produtos».

O responsável aconselhou as marcas a «fornecer conteúdo útil, autêntico, preciso e actualizado para melhorar os resultados de pesquisa com base em IA» já que tudo se baseia na informação fornecida sejam ela imagens, descrições ou metadados.

O RVP for Global Ads revelou ainda que AI Max For Search está disponível globalmente para todos os anunciantes em versão beta, apesar de ainda não puder ser usada na Vista Geral de IA e no Modo IA na União Europeia.

Esta opção possibilita configurar uma campanha com ajuda de IA para pesquisa que já existem, com o objectivo de aumentar o desempenho. A empresa indicou que anunciantes que adoptam este tipo de campanhas estão a ter 27% mais conversões com um custo por acção semelhante.

Deixe um comentário