A Cegid anunciou os resultados do estudo ‘A transformação digital das empresas em Portugal’ que mostra que mais de um terço das PME considera IA e a automação como principais prioridades de investimento.
Os factores que influenciam a aposta em tecnologia são a eficiência operacional (49%), a sistematização de processos (28%) e a produtividade dos funcionários (26%).
Realizado pela GfK a mais de 650 pequenas e médias empresas nacionais de diversos sectores, o relatório revela que 16% das empresas inquiridas já utilizam IA generativa diariamente e 19% tem a tecnologia integrada com a informação do software de gestão.
Por outro lado, a automação surge como prioridade máxima para 28% das empresas inquiridas. Entre estas, 69% pretendem automatizar tarefas repetitivas, que ocupam cerca de cinco horas diárias por colaborador.
O estudo indica ainda que 49% das PME está ‘mais ou menos a meio do processo’ de transformação digital, enquanto 19% afirmam estar quase no fim ou já o terem concluído. No entanto, 70% admite que vai realizar esse processo com apoio especializado de parceiros tecnológicos.
Já os principais desafios sentidos são a pressão constante para aumentar vendas (25%) e a dificuldade em acompanhar a inovação tecnológica (25%).
Josep Maria Raventós, Director Executivo de Pequenas e Médias Empresas e Escritórios de Contabilidade (SMB&CPA) em Portugal e África da Cegid, sublinha os principais resultados: «É com muita satisfação que vemos que as PME portuguesas começam a perceber o valor da inteligência artificial para aumentar a sua produtividade e eficiência e que as soluções com agentes de IA, como as que disponibilizamos, permitem ganhar um conhecimento mais profundo do seu negócio, quer em termos de análise de desempenho, quer de previsão, transformando-as em empresas mais ágeis e competitivas, quer no mercado doméstico, quer no internacional».
O responsável acrescenta que ainda se está «no início desta grande mudança de paradigma, mas que os dados deixam-nos muito optimistas e reforçam a importância da estratégia Forward.AI da Cegid, que visa acelerar o desenvolvimento de IA e continuar a enriquecer as soluções Cegid com o conjunto e agentes inteligentes Cegid Pulse, elevando ao máximo o potencial de cada profissional e de cada negócio».