A 1s1 Energy anunciou hoje o fecho de uma ronda de financiamento Seed no valor de cerca de 1,3 milhões euros que irá servir para a startup «expandir as suas capacidades de investigação e desenvolvimento» e fortalecer a presença em Portugal através de um novo espaço dedicado «à produção e teste de membranas revestidas com catalisadores e protótipos de pilhas de electrólise de água PEM (Proton Exchange Membrane)».
Daniel Sobek, CEO da empresa, salienta a importância do investimento: «Esta nova fase permitirá acelerar o desenvolvimento de nossa tecnologia e, ao mesmo tempo, criar mais oportunidades de colaboração com parceiros locais».
O financiamento foi liderado pela Faber Ventures e Asiri LLC e contou com a participação de investidores como Rumbo Ventures, City Light e Gibson Lane GmbH.
Com um foco na descarbonização de indústrias pesadas, a startup procura tornar o hidrogénio verde mais acessível e escalável transformando a sua produção «com a introdução de materiais à base de boro nas células electroquímicas, o que permite aumentar a eficiência e durabilidade, além de reduzir o custo dos seus sistemas de electrólise da água».
A aposta em solo nacional faz parte da estratégia da 1s1 Energy que espera assim «concretizar o auxílio de Estado aprovado pela Comissão Europeia no âmbito do programa IPCEI», que visa impulsionar o desenvolvimento de projectos inovadores em escala europeia.